Usinas Eólicas

../_images/foto-usina-eolica.png

As usinas eólicas aproveitam geram energia elétrica através da conversão da energia cinética proveniente dos ventos, e consistem, em geral, de diversas turbinas eólicas dispostas no que se costuma chamar de parques eólicos.

Essas usinas eólicas (ou parques eólicos) podem ser representadas nos modelos do Cepel em um nível mais agregado ou detalhado, de acordo com a conveniência do estudo, disponibilidade de dados ou tipo de modelo ou aplicação (ex: com ou sem rede elétrica), conforme detalhado a seguir.

Usina Eólica/Aerogerador

Em uma representação mais detalhada desta fonte, como foi implementado em 2021 no ambiente Libs e já incorporado aos modelos NEWAVE e DECOMP, pode-se informar diversos conjuntos de aerogeradores para cada parque eólico, e cada conjunto pode conter diversos aerogeradores.

Parques Eólicos Equivalentes (PEEs)

De forma alternativa, pode-se definir apenas 1 conjunto contendo uma única máquina para determinada usina eólica. Neste caso, a modelagem torna-se bastante flexível, pois cada “usina eólica” no modelo pode representar, como uma única entidade:

  • o conjunto de turbinas eólicas de um parque gerador;

  • todas os parques eólicos localizados em determinada região geográfica.

Esta modelagem equivalente tem duas grandes vantagens:

  • facilitar o tratamento dos dados de entrada para as usinas, assim como os processos de manuseio dos dados históricos e geração de cenários de vento ou geração eólica;

  • reduzir a dimensão do problema de otimização a ser resolvido, visto que, nos modelos do CEPEL, utiliza-se para as usinas eólicas uma Modelagem como recurso despachável.

Ressalta-se que a opção por representar um conjunto de parques eólicos como um só PEE requer que sejam fornecidos dados únicos para essa usina, que devem corresponder a valores equivalentes para o conjunto de usinas eólicas que o parque equivalente representa. Isso vale tanto para as características físicas das usinas (ex: potência máxima) como os dados históricos de vento e geração eólica, que são utilizados no processo de calibração dos modelos estatísticos que representam a incerteza nos ventos.

Como a inserção da modelagem das eólicas foi introduzida e validada no modelo DESSEM previamente à modelagem que foi introduzida das Libs, os dados para esse modelo são informados em um formato específico, por usina eólica, cujo formato está descrito no manual do usuário do DESSEM. Entretanto, o mesmo tipo de representação que é feita nos modelos NEWAVE e DECOMP pode ser replicada ao modelo DESSEM, bastando fazer a correspondência de cada aerogerador (individual ou agregado) nos modelos NEWAVE e DECOMP a uma usina eólica no DESSEM.

Para os modelos NEWAVE e DECOMP, cuja modelagem das eólicas foi incorporada em 2021, todos os dados referentes às usinas eólicas são fornecidas no formato Libs, de maneira padrão para ambos os modelos. Ressalta-se que alguns dados específicos só são considerados por um ou outro modelo, conforme indicado na descrição dos dados de entrada.

Já para o modelo DESSEM, como a incorporação de usinas eólicas já havia sido feita previamente, na validação para uso do preço horário no período entre 2017 e 2019, os dados de entrada são fornecidos em formato específico, informado no Manual do usuário do modelo.