Capacidade de Geração

A capacidade de geração de uma usina térmica é um dado físico das usinas, e corresponde ao montante de potência (MW) que as unidades podem entregar instantaneamente ao sistema. Assim, caso um período \(t\), o montante máximo de geração, em MWh que pode ser fornecido por uma usina com capacidade máxima de potência \(\overline{GT}\) é dado por \(\overline{GT} \times \Delta_t\).

Para os modelos onde se representam as restrições de cada unidade geradora, a variável \(\overline{gt}\) indica a capacidae de geração das unidades geradoras térmcias da usina, de forma que:

\({GT}_i^t = \sum\limits_{j=1}^{nt_i} {gt}_{i,j}^t\)

onde \(nt_i\) é o número de unidades geradoras de uma usina térmica \(i\).

Para modelos de mais longo prazo, como o Modelo NEWAVE e o Modelo DECOMP, a capacidade de geração de cada usina pode variar de acordo com o período de tempo, de forma a contemplar possíveis expansões da usina no futuro. Pode-se também aplicar um fator de capacidade para a geração da usina térmica, em %, que é aplicado à potência máxima da usina.

É importante ressaltar que não se representa, de forma explícita, a limitação na quantidade de combustível para a usina térmica, mas somente a limitação na potência a ser entregue, em MW. Entretanto, eventuais restrições de uso de combustível ao longo do tempo podem ser inseridas de forma indireta, incluindo-se restrições operativas para limitar o montante de geração térmica ao longo do tempo.