Usinas Eólicas

../_images/foto-usina-eolica.png

As usinas eólicas aproveitam geram energia elétrica através da conversão da energia cinética proveniente dos ventos, e consistem, em geral, de diversas turbinas eólicas dispostas no que se costuma chamar de parques eólicos.

Essas usinas eólicas (ou parques eólicos) podem ser representadas nos modelos do Cepel em um nível mais agregado ou detalhado, de acordo com a conveniência do estudo, disponibilidade de dados ou tipo de modelo ou aplicação (ex: com ou sem rede elétrica), conforme detalhado a seguir.

Usina Eólica/Aerogerador

Em uma representação mais detalhada desta fonte, como foi implementado em 2021 no ambiente Libs e já incorporado aos modelos NEWAVE e DECOMP, pode-se informar diversos conjuntos de aerogeradores para cada parque eólico, e cada conjunto pode conter diversos aerogeradores.

Parques Eólicos Equivalentes (PEEs)

De forma alternativa, pode-se definir apenas 1 conjunto contendo uma única máquina para determinada usina eólica. Neste caso, a modelagem torna-se bastante flexível, pois cada “usina eólica” no modelo pode representar, como uma única entidade:

  • o conjunto de turbinas eólicas de um parque gerador;

  • todas os parques eólicos localizados em determinada região geográfica.

Esta modelagem equivalente tem duas grandes vantagens:

  • facilitar o tratamento dos dados de entrada para as usinas, assim como os processos de manuseio dos dados históricos e geração de cenários de vento ou geração eólica;

  • reduzir a dimensão do problema de otimização a ser resolvido, visto que, nos modelos do CEPEL, utiliza-se para as usinas eólicas uma Modelagem como recurso despachável.

Ressalta-se que a opção por representar um conjunto de parques eólicos como um só PEE requer que sejam fornecidos dados únicos para essa usina, que devem corresponder a valores equivalentes para o conjunto de usinas eólicas que o parque equivalente representa. Isso vale tanto para as características físicas das usinas (ex: potência máxima) como os dados históricos de vento e geração eólica, que são utilizados no processo de calibração dos modelos estatísticos que representam a incerteza nos ventos.

Como a inserção da modelagem das eólicas foi introduzida e validada no modelo DESSEM previamente à modelagem que foi introduzida das Libs, os dados para esse modelo são informados em um formato específico, por usina eólica, cujo formato está descrito no manual do usuário do DESSEM. Entretanto, o mesmo tipo de representação que é feita nos modelos NEWAVE e DECOMP pode ser replicada ao modelo DESSEM, bastando fazer a correspondência de cada aerogerador (individual ou agregado) nos modelos NEWAVE e DECOMP a uma usina eólica no DESSEM.

Para os modelos NEWAVE e DECOMP, cuja modelagem das eólicas foi incorporada em 2021, todos os dados referentes às usinas eólicas são fornecidas no formato Libs, de maneira padrão para ambos os modelos. Ressalta-se que alguns dados específicos só são considerados por um ou outro modelo, conforme indicado na descrição dos dados de entrada.

Já para o modelo DESSEM, como a incorporação de usinas eólicas já havia sido feita previamente, na validação para uso do preço horário no período entre 2017 e 2019, os dados de entrada são fornecidos em formato específico, informado no Manual do usuário do modelo.

Velocidade de vento e geração eólica

A geração eólica é representada nos modelos de duas formas distintas, descritas na sequência, de acordo com o nível estratégico de decisão adotada em cada um deles.

Cenários de velocidade de ventos para o NEWAVE e DECOMP

No Modelo NEWAVE e no Modelo DECOMP, podem ser considerados cenários de vento gerados pelo módulo GEVAZP onde se modela de forma conjunta a incerteza nas energias/vazões afluentes às usinas hidrelétricas e na velocidade de ventos parques eólicos.

O modelo estatístico de ventos construído para o GEVAZP 1, baseia-se na distribuição Weibull e foi embutido na estratégia de geração de cenários dos modelos Par(p) e Par(p)-A, para construção de um modelo integrado de geração de cenaríos de ventos/afluências, considerando a correlação espacial entre essas variáveis. Para utilizar essa funcionalidade, o usuário deve informar um histórico de dados de velocidade de ventos/ produção eólica para cada usina eólica da configuração dos modelos.

Para uma descrição mais detalhada sobre a modelagem da incerteza dos ventos, consulte a seção de Geração de cenários de ventos.

Cenários de geração eólica para o DECOMP

O modelo DECOMP, em particular, também permite que sejam informados cenários de geração eólica propriamente dita para cada um dos cenários mensais. Estes cenários também são gerados pelo modelo GEVAZP, a partir de dados de entrada fornecidos para cada parque eólico, no formato Libs.

Ressalta-se que, tanto quando se fornecem cenários de velocidade de vento como cenários de geração eólica para o DECOMP, assume-se o mesmo número de cenários e respectivas probabilidades dos cenários de vazão afluente às usinas hidrelétricas, que já são fornecidas pelo modelo GEVAZP. Assim, os cenários de afluências às usinas hidrelétricas e produção para as usinas eólicas são modeladas de forma conjunta, também considerando a correlação espacial entre essas grandezas.

Geração eólica para o modelo DESSEM

No modelo DESSEM considera-se um valor determinístico de previsão de geração eólica, já em energia, que é fornecido externamente pelo usuário, em formato específico também para o modelo DESSEM (vide manual do usuário do DESSEM 2). Esta funcionalidade já foi validada pela CPAMP/FT-DESSEM e é considerada oficialmente no processo de despacho e PLD horário.

Referências

1

M. E. P. Maceira, A. C. G. Melo, J. F. M. Pessanha, C. B. Cruz, V. A. Almeida, and T. C. Justino. Uma abordagem para a representação das incertezas da fonte de geração eólica no planejamento da operação de longo e médio prazos - modelo NEWAVE - relatório final. Technical Report, CEPEL - Centro de Pesquisas de Energia Elétrica, 2021. URL: http://www.cepel.br/produtos/otimizacao-energetica/documentacao-tecnica/.

2

CEPEL - Centro de Pesquisas de Energia Elétrica. Modelo dessem - programação diária da operação e formação de preço horário de sistemas hidrotérmicos com representação detalhada das unidades geradoras, fontes intermitentes, consideração da rede elétrica e restrições de segurança. Technical Report, Manual de Metodologia, 2022. URL: http://www.cepel.br/produtos/otimizacao-energetica/documentacao-tecnica/.

Função de Produção Vento x Potência (FPV)

Essa funcionalidade permite ao usuário informar uma função de produção ou curva de produção vento/geração, que será aplicada aos valores de cenários de vento gerados ou previstos, de forma a se obter a produção éolica. Esta função é análoga, do ponto de vista conceitual, à Função de Produção Hidrelétrica, pois estabelece uma conversão entre o recurso disponível e a geração realizada.

Atualmente, considera-se uma função de produção mensal, calculada de acordo com a metodologia descrita em 3. Esta curva é utilizada para converter em geração os Cenários de velocidade de ventos para o NEWAVE e DECOMP, para cada período \(t\), patamar de carga \(p\) e cenário \(s\) (quando aplicáveis), como mostrado a seguir:

\(\tilde{geol}_i^{t,p,s} = {{\gamma_{FPV}}_0}_i^t + {\kappa_{FPV}}_i^{t,p} {{\gamma_{FPV}}_{vel}} Vel_i^{t,s}\),

onde \({\kappa_{FPV}}_i^{t,p}\) é um fator de modulação por patamar de carga \(p\) da geração eólica da usina \(i\) para cada período \(t\), que é um dado de entrada dos modelos.

Portanto, uma vez obtidos os valores de velocidade de vento \(Vel_i^{t,s}\) para cada cenário, o valor \(\tilde{geol}_i^{t,p,s}\) é considerado como valor disponível de geração para as usinas, que pode sofrer corte de geração de acordo com a Modelagem como recurso despachável.

Ressalta-se que a FPV não é necessária caso os cenários de produção eólica no modelo DECOMP já sejam informados em valores de geração eólica, em MW. Da mesmo forma, não é utilizada no modelo DESSEM, visto que este modelo já recebe também, de forma direta, os valores de geração eólica em cada período de tempo \(t\).

Referências

3

V. A. Almeida, J. F. M. Pessanha, A. C. G. Melo, and M. E. P. Maceira. Modelagem da relação mensal entre velocidade de vento e produção eólica no modelo newave. In LIII SBPO - Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional. João Pessoa, Brazil, 2021.

Modelagem como recurso despachável

Por ser uma fonte sem custo, a usina eólica tende a aproveitar todo o recurso de vento disponível para geração. Entretanto, em situações em que há excesso de oferta de geração em determinado ponto do sistema, pode ser necessário dispensar (“cortar”) parte de sua geração, em um ou mais patamares de carga de determinado período (nos modelos NEWAVE e DECOMP), ou em algum período horário ou patamar cronológico, como é o caso do DESSEM.

O excesso de oferta pode ocorrer nos modelos pelo efeito combinado de: * excesso de afluências naturais aos reservatórios e que não têm como ser armazenadas e necessitam ser turbinadas ou vertidas; * inflexibilidades (gerações mínimas) de usinas térmicas ou outras fontes; * defluências obrigatórias de usinas hidrelétricas devido a restrições operativas; * excesso de geração eólica.

A representação de unidades de armazenamento integradas às usinas eólicas, que é uma funcionalidade já existente no modelo DESSEM, pode reduzir consideravelmenete o corte de geração eólica em situações de excesso de oferta. Entretanto, esse corte pode ainda ser necessário devido a eventuais incompatibilidades entre as disponibilidades horárias de geração das usinas eólicas e o status de geração de outros geradores, cuja combinação pode comprometer os limites de fluxo em algumas linhas ou alguma restrição de segurança elétrica do sistema. Além disso, o corte na geração eólica pode até mesmo ser vantajoso por motivos econômicos, se aliviar o fluxo em algumas linhas da rede e, com isso viabilizar o acionamento de alguma unidade térmica mais barata em substituição a uma mais cara, que estivesse acionada devido às restrições de Unit Commitment Térmico (UCT). Estudos referentes a essas questões com o modelo DESSEM são mostrados em 4.

Inequação de geração eólica

Pelos motivos apontados acima, a usina eólica pode ser representada nos modelos como uma fonte interruptível de energia (usinas eólicas “constrained-off’), que é uma opção do usuário, para cada usina. Neste tipo de modelagem, o valor de geração disponível \(\tilde{geol}_i^{t,p,s}\) para cada usina eólica \(i\), período \(t\), patamar \(p\) e cenário \(s\) (quando aplicáveis), que é informado diretamente aos modelos ou obtido a partir do cenário de vento, através da Função de Produção Vento x Potência (FPV), deve ser considerado explicitamente no problema de otimização como um limite superior \(\overline{geol_i^{t,p,s}}\) para a geração dessas fontes. Assim, o modelo pode decidir despachar qualquer valor entre zero e esse montante de geração, conforme mostra a expressão a seguir:

\(geol_i^{t,p,s} \leq \overline{geol_i^{t,p,s}} = \tilde{geol}_i^{t,p,s}\)

onde \(geol_i^{t,p,s}\) é a geração da usina eólica \(i\), no período \(t\) e patamar de carga/cenário \(p\) e \(s\) (quando aplicáveis).

Ressalta-se novamente que, como o custo da geração eólica é nulo, o modelo irá procurar gerar o máximo possível desta fonte, que corresponde ao valor de geração disponível no respectivo período ou patamar de carga.

É importante lembrar que, em caso de excesso de oferta, a preferência por um vertimento em usina hidrelétrica (ao invés de turbinamento) ou pelo corte de geração eólica será feita com base em “micro penalidades” empregadas no problema de otimização, cuja calibração deve ser feita com base em preferências acordadas com as instituições que utilizam os modelos.

Contribuição para o atendimento à demanda

A geração das usinas eólicas são consideradas no problema de otimização como uma injeção de potência no submercado (para os estudos/modelos onde a transmissão é representada apenas por intercâmbios) ou barra (para estudos/modelos com rede elétrica detalhada) onde a usina pertence. Portanto, a geração eólica participa das seguintes restrições de atendimento à demanda:

  • Balanço de carga por submercado, para o submercado ao qual a usina pertence;

  • balanço de carga por barra, para a barra da rede elétrica a qual a usina está conectada.

Estas injeções devem também são considerados, no caso específico do modelo DESSEM, nas seguintes restrições:

  • nos cálculos dos fluxos nas linhas da rede elétrica;

  • expressões referentes às restrições elétricas especiais (RE), que no modelo DESSEM já contemplam também as usinas eólicas.

Detalhes da modelagem das usinas eólicas no problema de otimização podem ser consultados em 4 , 5.

Referências

4(1,2)

Cotia B. P., C. L. T Borges, and A. L. Diniz. Optimization of wind power generation to minimize operation costs in the daily scheduling of hydrothermal systems. International Journal of Electrical Power & Energy Systems, 113:539–548, 2019. URL: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0142061519301024, doi:https://doi.org/10.1016/j.ijepes.2019.05.071.

5

A. C. G. Melo, M. E. P. Maceira, J. F. M. Pessanha, C. B. Cruz, V. A. Almeida, and T. C. Justino. Uma metodologia para a representação das incertezas da geração eólica no planejamento da operação de longo e médio prazos. In XXVI SNPTEE - Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica. Rio de Janeiro, Brazil, 2022.

Notas

6

Esta funcionalidade ainda não foi objeto de validação pela CPAMP, FT-NEWAVE e FT-DECOMP para uso oficial.

Dados de Entrada - Formato Libs

Para a consideração das usinas eólicas, são necessárias diversas informações sobre uma usina eólica, como: dados cadastrais, localização no sistema e estado em cada período do horizonte de estudo, além de informações necessárias para a geração ou obtenção dos cenários de geração eólica.

Cada uma das informações aceitas pelos modelos será explicada com mais detalhes a seguir.

Cadastro do Parque Eólico Equivalente (“PARQUE-EOLICO-EQUIVALENTE-CADASTRO”)

newave_opcional decomp_opcional

Pode-se informar os dados de usinas eólicas agregadas por parque eólico equivalente. Deve-se iniciar informando o cadastro do parque eólico equivalente.

PEE-CAD

Tabela 36 Card PEE-CAD

Campos

Obrigatorio

Anulável

Descrição

PEE-CAD

Sim

Não

Identificador referente ao card

Código do parque eólico equivalente

Sim

Não

Identificador único do parque eólico equivalente

Nome parque eólico

Não

Não

Nome do parque eólico equivalente

Tabela 37 Campos para o card PEE-CAD

Campos

Tipo

Unidade

Mínimo

Máximo

Padrão

Código do parque eólico equivalente

inteiro

1

Nome parque eólico

texto

Listagem 27 Exemplo card PEE-CAD
&**************************************************
& Descrição colunas:
&**************************************************
& ID: Identificador do card
& CodPEE : Identificador único do parque eólico equivalente
& NomePEE : Nome do parque eólico equivalente
&*******;*********;**************************************************
&       ;CodPEE   ;NomePEE
&-      ;         ;
&SSSSSSS;IIIIIIIII;SSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS
 PEE-CAD;        1;Texto

Potência Instalada do Parque Eólico Equivalente (“PARQUE-EOLICO-EQUIVALENTE-POTENCIA-INSTALADA”)

newave_opcional decomp_opcional

Para representar a expansão do parque eólico equivalente, deve-se informar a potência instalada por período.

PEE-POT-INST-PER

Tabela 38 Card PEE-POT-INST-PER

Campos

Obrigatorio

Anulável

Descrição

PEE-POT-INST-PER

Sim

Não

Identificador referente ao card

Código do parque eólico equivalente

Sim

Não

Identificador único do parque eólico equivalente

Código Período

Sim

Não

Período inicial de validade do dado

Código Período

Não

Sim

Período final de validade do dado

Capacidade

Sim

Não

Capacidade (potência instalada) do parque eólico equivalente

Tabela 39 Campos para o card PEE-POT-INST-PER

Campos

Tipo

Unidade

Mínimo

Máximo

Padrão

Código do parque eólico equivalente

inteiro

1

Código Período

inteiro

1

Código Período

inteiro

1

NA

Capacidade

real

MW

0.0

999999.0

Listagem 28 Exemplo card PEE-POT-INST-PER
&**************************************************
& Descrição colunas:
&**************************************************
& ID: Identificador do card
& CodPEE : Identificador único do parque eólico equivalente
& PerIni : Período inicial de validade do dado
& PerFin : Período final de validade do dado
& PotInstPEE : Capacidade (potência instalada) do parque eólico equivalente
&****************;*********;*******;*******;***************
&                ;CodPEE   ;PerIni ;PerFin ;PotInstPEE
&-               ;         ;       ;       ;MW
&SSSSSSSSSSSSSSSS;IIIIIIIII;IIIIIII;IIIIIII;FFFFFFFFFFFFFFF
 PEE-POT-INST-PER;        1;      1;      1;            1.0

Configuração Dinâmica dos Parques (“PARQUE-EOLICO-EQUIVALENTE-CONFIGURACAO”)

newave_opcional decomp_opcional

Essa funcionalidade permite ao usuário escolher o estado do parque eólico equivalente (disponível ou não disponível) ao longo do horizonte de estudo, o que permite representar parques em construção (e que só entram em operação ao longo do estudo) ou parques que ficarão indisponíveis por determinado intervalo de tempo.

PEE-CONFIG-PER

Tabela 40 Card PEE-CONFIG-PER

Campos

Obrigatorio

Anulável

Descrição

PEE-CONFIG-PER

Sim

Não

Identificador referente ao card

Código do parque eólico equivalente

Sim

Não

Identificador único do parque eólico equivalente

Código Período

Sim

Não

Período inicial de validade do dado

Código Período

Não

Sim

Período final de validade do dado

Estado operativo da usina eólica

Sim

Não

Estado de operação da usina eólica no estudo

Tabela 41 Campos para o card PEE-CONFIG-PER

Campos

Tipo

Unidade

Mínimo

Máximo

Padrão

Código do parque eólico equivalente

inteiro

1

Código Período

inteiro

1

Código Período

inteiro

1

NA

Estado operativo da usina eólica

inteiro

Tabela 42 Valores possíveis para os campos do card PEE-CONFIG-PER

Campos

Valor

Descrição

Estado operativo da usina eólica

centralizado

Tipo de despacho da usina centralizado (pode haver corte de geração)

fixo

Tipo de despacho da usina é não centralizado (não pode haver corte de geração)

nãoExistente

Indicação que a usina eólica não existe no estudo: ainda não foi criada ou foi desativada

Listagem 29 Exemplo card PEE-CONFIG-PER
&**************************************************
& Descrição colunas:
&**************************************************
& ID: Identificador do card
& CodPEE : Identificador único do parque eólico equivalente
& PerIni : Período inicial de validade do dado
& PerFin : Período final de validade do dado
& EstadoOperEolica : Estado de operação da usina eólica no estudo
&**************;*********;*******;*******;****************
&              ;CodPEE   ;PerIni ;PerFin ;EstadoOperEolica
&-             ;         ;       ;       ;
&SSSSSSSSSSSSSS;IIIIIIIII;IIIIIII;IIIIIII;IIIIIIIIIIIIIIII
 PEE-CONFIG-PER;        1;      1;      1;centralizado

Submercado a qual pertence o parque (“PARQUE-EOLICO-EQUIVALENTE-SUBMERCADO”)

newave_opcional decomp_opcional

Essa funcionalidade permite ao usuário fazer a associação do parque com um determinado submercado.

PEE-SUBM

Tabela 43 Card PEE-SUBM

Campos

Obrigatorio

Anulável

Descrição

PEE-SUBM

Sim

Não

Identificador referente ao card

Código do parque eólico equivalente

Sim

Não

Identificador único do parque eólico equivalente

Código Submercado

Sim

Não

Código do Submercado

Tabela 44 Campos para o card PEE-SUBM

Campos

Tipo

Unidade

Mínimo

Máximo

Padrão

Código do parque eólico equivalente

inteiro

1

Código Submercado

inteiro

1

999

Listagem 30 Exemplo card PEE-SUBM
&**************************************************
& Descrição colunas:
&**************************************************
& ID: Identificador do card
& CodPEE : Identificador único do parque eólico equivalente
& CodSubm : Código do Submercado
&********;*********;********
&        ;CodPEE   ;CodSubm
&-       ;         ;
&SSSSSSSS;IIIIIIIII;IIIIIIII
 PEE-SUBM;        1;       1

Posto de medição do vento associado ao parque (“PARQUE-EOLICO-EQUIVALENTE-POSTO”)

newave_opcional decomp_opcional

Essa funcionalidade permite ao usuário fazer a associação do parque com um determinado posto de medição de vento para consideração do histórico de vento.

PEE-POSTO

Tabela 45 Card PEE-POSTO

Campos

Obrigatorio

Anulável

Descrição

PEE-POSTO

Sim

Não

Identificador referente ao card

Código do parque eólico equivalente

Sim

Não

Identificador único do parque eólico equivalente

Código do posto do vento

Sim

Não

Código do posto de medição do histórico de vento

Tabela 46 Campos para o card PEE-POSTO

Campos

Tipo

Unidade

Mínimo

Máximo

Padrão

Código do parque eólico equivalente

inteiro

1

Código do posto do vento

inteiro

1

Listagem 31 Exemplo card PEE-POSTO
&**************************************************
& Descrição colunas:
&**************************************************
& ID: Identificador do card
& CodPEE : Identificador único do parque eólico equivalente
& PostoVen : Código do posto de medição do histórico de vento
&*********;*********;********
&         ;CodPEE   ;PostoVen
&-        ;         ;
&SSSSSSSSS;IIIIIIIII;IIIIIIII
 PEE-POSTO;        1;       1

Função de Produção Vento-Potência (“PARQUE-EOLICO-EQUIVALENTE-FUNCAO-PRODUCAO-VENTO-POTENCIA-LINEAR”)

newave_opcional decomp_opcional

Em princípio podem ser informadas curvas de diferentes formas, porém atualmente só estão disponíveis as curvas que são explicitamente consideradas pelos modelos.

PEE-FPVP-LIN-PU-PER

Esta é a função de produção considerada quando se leem dados históricos de vento para construir um modelo de geração de cenários. Pode ser informada uma função para cada período do horizonte de estudo, ou uma função única que pode ser propagada para todos os períodos.

Tabela 47 Card PEE-FPVP-LIN-PU-PER

Campos

Obrigatorio

Anulável

Descrição

PEE-FPVP-LIN-PU-PER

Sim

Não

Identificador referente ao card

Código do parque eólico equivalente

Sim

Não

Identificador único do parque eólico equivalente

Código Período

Sim

Não

Período inicial de validade do dado

Código Período

Não

Sim

Período final de validade do dado

a0

Não

Não

Coeficiente linear da reta - a0: y = a0 + a1 * x

a1

Não

Não

Coeficiente linear da reta - a1: y = a0 + a1 * x

Tabela 48 Campos para o card PEE-FPVP-LIN-PU-PER

Campos

Tipo

Unidade

Mínimo

Máximo

Padrão

Código do parque eólico equivalente

inteiro

1

Código Período

inteiro

1

Código Período

inteiro

1

NA

a0

real

p.u.

0

a1

real

p.u.

0.00001

0

Listagem 32 Exemplo card PEE-FPVP-LIN-PU-PER
&**************************************************
& Descrição colunas:
&**************************************************
& ID: Identificador do card
& CodPEE : Identificador único do parque eólico equivalente
& PerIni : Período inicial de validade do dado
& PerFin : Período final de validade do dado
& a0 : Coeficiente linear da reta - a0: y = a0 + a1 * x
& a1 : Coeficiente linear da reta - a1: y = a0 + a1 * x
&*******************;*********;*******;*******;***************;***************
&                   ;CodPEE   ;PerIni ;PerFin ;a0             ;a1
&-                  ;         ;       ;       ;p.u.           ;p.u.
&SSSSSSSSSSSSSSSSSSS;IIIIIIIII;IIIIIII;IIIIIII;FFFFFFFFFFFFFFF;FFFFFFFFFFFFFFF
 PEE-FPVP-LIN-PU-PER;        1;      1;      1;            1.0;            1.0

Geração do Parque Eólico Equivalente ao longo do Horizonte de Estudo

Geração Eólica Determinística (“PARQUE-EOLICO-EQUIVALENTE-GERACAO”)

newave_opcional decomp_opcional

PEE-GER-PROF-PER-PAT

Uma vez fornecida a curva de produção vento x potência ou diretamente a geração eólica para cada periodo, pode-se fazer um refinamento da geração por patamar de carga, através do fornecimento da profundidade da geração eólica (p.u.) em cada patamar.

Tabela 49 Card PEE-GER-PROF-PER-PAT

Campos

Obrigatorio

Anulável

Descrição

PEE-GER-PROF-PER-PAT

Sim

Não

Identificador referente ao card

Código do parque eólico equivalente

Sim

Não

Identificador único do parque eólico equivalente

Código Período

Sim

Não

Período inicial de validade do dado

Código Período

Não

Sim

Período final de validade do dado

Patamar

Sim

Não

Índice do patamar de carga no período

Profundidade

Não

Não

Profundidade da geração eólica no patamar de carga

Tabela 50 Campos para o card PEE-GER-PROF-PER-PAT

Campos

Tipo

Unidade

Mínimo

Máximo

Padrão

Código do parque eólico equivalente

inteiro

1

Código Período

inteiro

1

Código Período

inteiro

1

NA

Patamar

inteiro

1

5

Profundidade

real

p.u.

0

1

Listagem 33 Exemplo card PEE-GER-PROF-PER-PAT
&**************************************************
& Descrição colunas:
&**************************************************
& ID: Identificador do card
& CodPEE : Identificador único do parque eólico equivalente
& PerIni : Período inicial de validade do dado
& PerFin : Período final de validade do dado
& Pat : Índice do patamar de carga no período
& PROFUNDIDADE : Profundidade da geração eólica no patamar de carga
&********************;*********;*******;*******;******;************
&                    ;CodPEE   ;PerIni ;PerFin ;Pat   ;PROFUNDIDADE
&-                   ;         ;       ;       ;      ;p.u.
&SSSSSSSSSSSSSSSSSSSS;IIIIIIIII;IIIIIII;IIIIIII;IIIIII;FFFFFFFFFFFF
 PEE-GER-PROF-PER-PAT;        1;      1;      1;     1;         1.0

Cenários de Geração Eólica (“PARQUE-EOLICO-EQUIVALENTE-GERACAO-ESTOCASTICO”)

decomp_opcional

Essa funcionalidade permite ao usuário informar as gerações de uma usina eólica para cada um dos cenários do horizonte de estudo, em uma abordagem estocática para o problema de coordenação hidrotermo-eólica em que as gerações são fornecidas de forma explicita.

PEE-GER-PER-PAT-CEN

Tabela 51 Card PEE-GER-PER-PAT-CEN

Campos

Obrigatorio

Anulável

Descrição

PEE-GER-PER-PAT-CEN

Sim

Não

Identificador referente ao card

Código do parque eólico equivalente

Sim

Não

Identificador único do parque eólico equivalente

Código Período

Sim

Não

Período inicial de validade do dado

Código Período

Não

Sim

Período final de validade do dado

Patamar

Sim

Não

Índice do patamar de carga no período

Índice do Cenário

Sim

Não

Índice do Cenário

Geração eólica

Sim

Não

Valor de geração eólica

Tabela 52 Campos para o card PEE-GER-PER-PAT-CEN

Campos

Tipo

Unidade

Mínimo

Máximo

Padrão

Código do parque eólico equivalente

inteiro

1

Código Período

inteiro

1

Código Período

inteiro

1

NA

Patamar

inteiro

1

5

Índice do Cenário

inteiro

1

999

Geração eólica

real

MW

0

Listagem 34 Exemplo card PEE-GER-PER-PAT-CEN
&**************************************************
& Descrição colunas:
&**************************************************
& ID: Identificador do card
& CodPEE : Identificador único do parque eólico equivalente
& PerIni : Período inicial de validade do dado
& PerFin : Período final de validade do dado
& Pat : Índice do patamar de carga no período
& Cenario : Índice do Cenário
& GerEolica : Valor de geração eólica
&*******************;*********;*******;*******;******;*******;***************
&                   ;CodPEE   ;PerIni ;PerFin ;Pat   ;Cenario;GerEolica
&-                  ;         ;       ;       ;      ;       ;MW
&SSSSSSSSSSSSSSSSSSS;IIIIIIIII;IIIIIII;IIIIIII;IIIIII;IIIIIII;FFFFFFFFFFFFFFF
 PEE-GER-PER-PAT-CEN;        1;      1;      1;     1;      1;            1.0

Dados dos Postos de Medição do Vento (“POSTO-VENTO-CADASTRO”)

newave_opcional decomp_opcional

Para se informar o histórico de medição do vento por posto, deve-se cadastrar os postos de medição.

POSTO-VENTO-CAD

Tabela 53 Card POSTO-VENTO-CAD

Campos

Obrigatorio

Anulável

Descrição

POSTO-VENTO-CAD

Sim

Não

Identificador referente ao card

Código do posto do vento

Sim

Não

Código do posto de medição do histórico de vento

Nome Posto

Não

Não

Nome do posto de medição do vento

Tabela 54 Campos para o card POSTO-VENTO-CAD

Campos

Tipo

Unidade

Mínimo

Máximo

Padrão

Código do posto do vento

inteiro

1

Nome Posto

texto

Listagem 35 Exemplo card POSTO-VENTO-CAD
&**************************************************
& Descrição colunas:
&**************************************************
& ID: Identificador do card
& PostoVen : Código do posto de medição do histórico de vento
& NomePVen : Nome do posto de medição do vento
&***************;********;********************
&               ;PostoVen;NomePVen
&-              ;        ;
&SSSSSSSSSSSSSSS;IIIIIIII;SSSSSSSSSSSSSSSSSSSS
 POSTO-VENTO-CAD;       1;Texto

Dados Históricos (“VENTO-HISTORICO”)

newave_opcional

Nesta funcionalidade podem ser informados dados históricos de vento, que podem ser utilizados na construção e calibração de modelos para geração de cenários de vento.

VENTO-HIST

Tabela 55 Card VENTO-HIST

Campos

Obrigatorio

Anulável

Descrição

VENTO-HIST

Sim

Não

Identificador referente ao card

Código do posto do vento

Sim

Não

Código do posto de medição do histórico de vento

Data inicial do histórico de vento

Sim

Não

Data inicial do dado histórico de vento

Data final histórico vento

Sim

Não

Data final do dado histórico de vento

Magnitude da velocidade do vento

Sim

Sim

Magnitude da velocidade do vento medido no histórico

Direção do vento

Não

Sim

Direção do vento

Tabela 56 Campos para o card VENTO-HIST

Campos

Tipo

Unidade

Mínimo

Máximo

Padrão

Código do posto do vento

inteiro

1

Data inicial do histórico de vento

texto

Data final histórico vento

texto

Magnitude da velocidade do vento

real

m/s

0

Direção do vento

real

0

0.0

Listagem 36 Exemplo card VENTO-HIST
&**************************************************
& Descrição colunas:
&**************************************************
& ID: Identificador do card
& PostoVen : Código do posto de medição do histórico de vento
& DtIniHistVento : Data inicial do dado histórico de vento
& DtFimHistVento : Data final do dado histórico de vento
& MagVelVento : Magnitude da velocidade do vento medido no histórico
& DirecVento : Direção do vento
&**********;********;********************;********************;***************;***************
&          ;PostoVen;DtIniHistVento      ;DtFimHistVento      ;MagVelVento    ;DirecVento
&-         ;        ;                    ;                    ;m/s            ;
&SSSSSSSSSS;IIIIIIII;SSSSSSSSSSSSSSSSSSSS;SSSSSSSSSSSSSSSSSSSS;FFFFFFFFFFFFFFF;FFFFFFFFFFFFFFF
 VENTO-HIST;       1;Texto               ;Texto               ;            1.0;            1.0

VENTO-HIST-HORIZ

Informa-se a data inicial (inclusive) e final (exclusive) para as quais o histórico deva ser considerado.

Tabela 57 Card VENTO-HIST-HORIZ

Campos

Obrigatorio

Anulável

Descrição

VENTO-HIST-HORIZ

Sim

Não

Identificador referente ao card

Data Incial

Sim

Não

Data incial do intervalo do histórico a ser considerada

Data Final

Sim

Não

Data final do intervalo do histórico a ser considerado

Tabela 58 Campos para o card VENTO-HIST-HORIZ

Campos

Tipo

Unidade

Mínimo

Máximo

Padrão

Data Incial

texto

Data Final

texto

Listagem 37 Exemplo card VENTO-HIST-HORIZ
&**************************************************
& Descrição colunas:
&**************************************************
& ID: Identificador do card
& DataIncial : Data incial do intervalo do histórico a ser considerada
& DataFinal : Data final do intervalo do histórico a ser considerado
&****************;********************;********************
&                ;DataIncial          ;DataFinal
&-               ;                    ;
&SSSSSSSSSSSSSSSS;SSSSSSSSSSSSSSSSSSSS;SSSSSSSSSSSSSSSSSSSS
 VENTO-HIST-HORIZ;Texto               ;Texto

VENTO-HIST-HORIZ-POSTO

Permite ao usuário escolher, dentre o histórico fornecido para todas os postos, o horizonte que deve ser considerado em si para o modelo/aplicação. Pode se informar um horizonte geral para todos os postos (“VENTO-HIST-HORIZ”) ou um horizonte específico para cada posto (“VENTO-HIST-HORIZ-POSTO”), e o modelo irá considerar, para cada posto, a interseção entre as duas janelas.

Tabela 59 Card VENTO-HIST-HORIZ-POSTO

Campos

Obrigatorio

Anulável

Descrição

VENTO-HIST-HORIZ-POSTO

Sim

Não

Identificador referente ao card

Código do posto do vento

Sim

Não

Código do posto de medição do histórico de vento

Data Incial

Sim

Não

Data incial do intervalo do histórico a ser considerada

Data Final

Sim

Não

Data final do intervalo do histórico a ser considerado

Tabela 60 Campos para o card VENTO-HIST-HORIZ-POSTO

Campos

Tipo

Unidade

Mínimo

Máximo

Padrão

Código do posto do vento

inteiro

1

Data Incial

texto

Data Final

texto

Listagem 38 Exemplo card VENTO-HIST-HORIZ-POSTO
&**************************************************
& Descrição colunas:
&**************************************************
& ID: Identificador do card
& PostoVen : Código do posto de medição do histórico de vento
& DataIncial : Data incial do intervalo do histórico a ser considerada
& DataFinal : Data final do intervalo do histórico a ser considerado
&**********************;********;********************;********************
&                      ;PostoVen;DataIncial          ;DataFinal
&-                     ;        ;                    ;
&SSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS;IIIIIIII;SSSSSSSSSSSSSSSSSSSS;SSSSSSSSSSSSSSSSSSSS
 VENTO-HIST-HORIZ-POSTO;       1;Texto               ;Texto

Arquivos de Saída - Formato Libs

Os arquivos de saída impressos pelas Libs estão descritos a seguir. Existem dois (?) tipos de arquivos de saída nas Libs, os arquivos Eco, que mostram um “eco” da entrada de dados, e os arquivos Oper, que são referentes aos dados resultantes da operação do modelo.

Usinas Eólicas

newave_opcional decomp_opcional

eco_eolica_cadastro.csv

O arquivo informa as usinas eólicas cadastradas no caso.

Tabela 61 Arquivo eco_eolica_cadastro.csv

Campos

Descrição

Código da usina eólica

Identificador único da usina eólica

Nome eólica

Nome da usina eólica

Identificador eólica

Identificador adicional alfanumérico para a usina eólica (CEG)

# conjuntos de aerogeradores

Número de conjuntos de aerogeradores para a usina eólica

País de localização

País onde se localiza a usina

Estado de localização

Estado onde se localiza a usina

Municípip de localização

Município onde se localiza a usina

Latitude de localização

Medida da latitude da localização da usina

Longitude de localização

Medida da longitude da localização da usina

Tabela 62 Campos para o arquivo eco_eolica_cadastro.csv

Campos

Tipo

Unidade

Mínimo

Máximo

Código da usina eólica

inteiro

1

Nome eólica

texto

Identificador eólica

texto

# conjuntos de aerogeradores

inteiro

1

País de localização

texto

Estado de localização

texto

Municípip de localização

texto

Latitude de localização

texto

Longitude de localização

texto

Listagem 39 Exemplo arquivoSaida eco_eolica_cadastro.csv
&**************************************************
& Descrição colunas:
&**************************************************
& ID: Identificador do arquivoSaida
& CodEolica : Identificador único da usina eólica
& NomeEolica : Nome da usina eólica
& IdEolica : Identificador adicional alfanumérico para a usina eólica (CEG)
& #ConjAer : Número de conjuntos de aerogeradores para a usina eólica
& Pais : País onde se localiza a usina
& Estado : Estado onde se localiza a usina
& Municipio : Município onde se localiza a usina
& Latitude : Medida da latitude da localização da usina
& Longitude : Medida da longitude da localização da usina
&*********;**************************************************;*************************;*********;******************************;******************************;******************************;**********;**********;
&CodEolica;NomeEolica                                        ;IdEolica                 ;#ConjAer ;Pais                          ;Estado                        ;Municipio                     ;Latitude  ;Longitude ;
&         ;                                                  ;                         ;         ;                              ;                              ;                              ;          ;          ;
&IIIIIIIII;SSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS;SSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS;IIIIIIIII;SSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS;SSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS;SSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS;SSSSSSSSSS;SSSSSSSSSS;
         1;Texto                                             ;Texto                    ;        1;Texto                         ;Texto                         ;Texto                         ;Texto     ;Texto     ;

eco_eolica_cadastro_conjunto _aerogeradores.csv

O arquivo informa o cadastro de cada conjunto de aerogeradores para cada determinada usina eólica.

Tabela 63 Arquivo eco_eolica_cadastro_conjunto_aerogeradores.csv

Campos

Descrição

Código da usina eólica

Identificador único da usina eólica

Índice do conjunto

Índice do conjunto de aerogeradores eólicos

Nome do conjunto

Nome do conjunto dos aerogeradores

Número de aerogeradores

Número de aerogeradores do conjunto

Potência nominal

Potência obtida na velocidade nominal

Velocidade de cut-in

Velocidade de cut-in das turbinas eólicas

Velocidade nominal

Velocidade nominal das turbinas eólicas

Velocidade de cut-out

Velocidade de cut-out das turbinas eólicas

Potência de cut-in

Potência na velocidade de cut-in

Potência de cut-out

Potência na velocidade de cut-out

Altura da torre

Altura da torre da turbina eólica

Tabela 64 Campos para o arquivo eco_eolica_cadastro_conjunto_aerogeradores.csv

Campos

Tipo

Unidade

Mínimo

Máximo

Código da usina eólica

inteiro

1

Índice do conjunto

inteiro

1

Nome do conjunto

texto

Número de aerogeradores

inteiro

1

Potência nominal

real

MW

0

Velocidade de cut-in

real

m^3/s

0

Velocidade nominal

real

m^3/s

0

Velocidade de cut-out

real

m^3/s

0

Potência de cut-in

real

MW

0

Potência de cut-out

real

MW

0

Altura da torre

real

m

0

Listagem 40 Exemplo arquivoSaida eco_eolica_cadastro_conjunto_aerogeradores.csv
&**************************************************
& Descrição colunas:
&**************************************************
& ID: Identificador do arquivoSaida
& CodEolica : Identificador único da usina eólica
& IConjAero : Índice do conjunto de aerogeradores eólicos
& NomeConjAero : Nome do conjunto dos aerogeradores
& NumAeroConj : Número de aerogeradores do conjunto
& PotVelocNom : Potência obtida na velocidade nominal
& VelocCutIn : Velocidade de cut-in das turbinas eólicas
& VelocNominal : Velocidade nominal das turbinas eólicas
& VelocCutOut : Velocidade de cut-out das turbinas eólicas
& PotenciaCutIn : Potência na velocidade de cut-in
& PotenciaCutOut : Potência na velocidade de cut-out
& AlturaTorre : Altura da torre da turbina eólica
&*********;***********;*************************;***********;***************;***************;***************;***************;***************;***************;************;
&CodEolica;IConjAero  ;NomeConjAero             ;NumAeroConj;PotVelocNom    ;VelocCutIn     ;VelocNominal   ;VelocCutOut    ;PotenciaCutIn  ;PotenciaCutOut ;AlturaTorre ;
&         ;           ;                         ;           ;MW             ;m^3/s          ;m^3/s          ;m^3/s          ;MW             ;MW             ;m           ;
&IIIIIIIII;IIIIIIIIIII;SSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS;IIIIIIIIIII;FFFFFFFFFFFFFFF;FFFFFFFFFFFFFFF;FFFFFFFFFFFFFFF;FFFFFFFFFFFFFFF;FFFFFFFFFFFFFFF;FFFFFFFFFFFFFFF;FFFFFFFFFFFF;
         1;          1;Texto                    ;          1;            1.0;            1.0;            1.0;            1.0;            1.0;            1.0;         1.0;

eco_eolica_configuracao.csv

O arquivo informa como cada usina eólica está configurada no caso.

Tabela 65 Arquivo eco_eolica_configuracao.csv

Campos

Descrição

Código da usina eólica

Identificador único da usina eólica

Nome eólica

Nome da usina eólica

Código Período

Código do Intervalo de tempo na discretização temporal adotada

Estado operativo da usina eólica

Estado de operação da usina eólica no estudo

Tabela 66 Campos para o arquivo eco_eolica_configuracao.csv

Campos

Tipo

Unidade

Mínimo

Máximo

Código da usina eólica

inteiro

1

Nome eólica

texto

Código Período

inteiro

1

Estado operativo da usina eólica

inteiro

Listagem 41 Exemplo arquivoSaida eco_eolica_configuracao.csv
&**************************************************
& Descrição colunas:
&**************************************************
& ID: Identificador do arquivoSaida
& CodEolica : Identificador único da usina eólica
& NomeEolica : Nome da usina eólica
& Periodo : Código do Intervalo de tempo na discretização temporal adotada
& EstadoOperEolica : Estado de operação da usina eólica no estudo
&*********;**************************************************;*******;****************;
&CodEolica;NomeEolica                                        ;Periodo;EstadoOperEolica;
&         ;                                                  ;       ;                ;
&IIIIIIIII;SSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS;IIIIIII;IIIIIIIIIIIIIIII;
         1;Texto                                             ;      1;centralizado    ;

eco_eolica_conjunto_aerogeradores _quantidade_operando.csv

O arquivo informa como cada conjunto de aerogeradores de cada usina eólica está configurado no caso.

Tabela 67 Arquivo eco_eolica_conjunto_aerogeradores_quantidade_operando.csv

Campos

Descrição

Código da usina eólica

Identificador único da usina eólica

Nome eólica

Nome da usina eólica

Índice do conjunto

Índice do conjunto de aerogeradores eólicos

Nome do conjunto

Nome do conjunto dos aerogeradores

Código Período

Período inicial de validade do dado

# aerogeradores operando

Quantidade de aerogeradores operando no conjunto

Tabela 68 Campos para o arquivo eco_eolica_conjunto_aerogeradores_quantidade_operando.csv

Campos

Tipo

Unidade

Mínimo

Máximo

Código da usina eólica

inteiro

1

Nome eólica

texto

Índice do conjunto

inteiro

1

Nome do conjunto

texto

Código Período

inteiro

1

# aerogeradores operando

inteiro

0

Listagem 42 Exemplo arquivoSaida eco_eolica_conjunto_aerogeradores_quantidade_operando.csv
&**************************************************
& Descrição colunas:
&**************************************************
& ID: Identificador do arquivoSaida
& CodEolica : Identificador único da usina eólica
& NomeEolica : Nome da usina eólica
& IConjAero : Índice do conjunto de aerogeradores eólicos
& NomeConjAero : Nome do conjunto dos aerogeradores
& PerIni : Período inicial de validade do dado
& #AerOp : Quantidade de aerogeradores operando no conjunto
&*********;**************************************************;***********;*************************;*******;*******;
&CodEolica;NomeEolica                                        ;IConjAero  ;NomeConjAero             ;PerIni ;#AerOp ;
&         ;                                                  ;           ;                         ;       ;       ;
&IIIIIIIII;SSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS;IIIIIIIIIII;SSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS;IIIIIII;IIIIIII;
         1;Texto                                             ;          1;Texto                    ;      1;      1;

eco_eolica_funcao_producao_vento _potencia_linear.csv

O arquivo contém os coeficientes lineares da função de produção Vento x Potência, conforme descrito em Função de Produção Vento x Potência (FPV).

Tabela 69 Arquivo eco_eolica_funcao_producao_vento_potencia_linear.csv

Campos

Descrição

Código da usina eólica

Identificador único da usina eólica

Nome eólica

Nome da usina eólica

Código Período

Período inicial de validade do dado

a0

Coeficiente linear da reta - a0: y = a0 + a1 * x

a1

Coeficiente linear da reta - a1: y = a0 + a1 * x

Tabela 70 Campos para o arquivo eco_eolica_funcao_producao_vento_potencia_linear.csv

Campos

Tipo

Unidade

Mínimo

Máximo

Código da usina eólica

inteiro

1

Nome eólica

texto

Código Período

inteiro

1

a0

real

MW

a1

real

MW/(m/s)

Listagem 43 Exemplo arquivoSaida eco_eolica_funcao_producao_vento_potencia_linear.csv
&**************************************************
& Descrição colunas:
&**************************************************
& ID: Identificador do arquivoSaida
& CodEolica : Identificador único da usina eólica
& NomeEolica : Nome da usina eólica
& PerIni : Período inicial de validade do dado
& a0 : Coeficiente linear da reta - a0: y = a0 + a1 * x
& a1 : Coeficiente linear da reta - a1: y = a0 + a1 * x
&*********;**************************************************;*******;***************;***************;
&CodEolica;NomeEolica                                        ;PerIni ;a0             ;a1             ;
&         ;                                                  ;       ;MW             ;MW/(m/s)       ;
&IIIIIIIII;SSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS;IIIIIII;FFFFFFFFFFFFFFF;FFFFFFFFFFFFFFF;
         1;Texto                                             ;      1;            1.0;            1.0;

eco_eolica_geracao_profundidade.csv

O arquivo contém os dados relativos a profundidade da geração de cada usina eólica.

Tabela 71 Arquivo eco_eolica_geracao_profundidade.csv

Campos

Descrição

Código da usina eólica

Identificador único da usina eólica

Nome eólica

Nome da usina eólica

Código Período

Período inicial de validade do dado

Patamar

Índice do patamar de carga no período

Profundidade

Profundidade da geração eólica no patamar de carga

Tabela 72 Campos para o arquivo eco_eolica_geracao_profundidade.csv

Campos

Tipo

Unidade

Mínimo

Máximo

Código da usina eólica

inteiro

1

Nome eólica

texto

Código Período

inteiro

1

Patamar

inteiro

1

5

Profundidade

real

p.u.

0

Listagem 44 Exemplo arquivoSaida eco_eolica_geracao_profundidade.csv
&**************************************************
& Descrição colunas:
&**************************************************
& ID: Identificador do arquivoSaida
& CodEolica : Identificador único da usina eólica
& NomeEolica : Nome da usina eólica
& PerIni : Período inicial de validade do dado
& Pat : Índice do patamar de carga no período
& PROFUNDIDADE : Profundidade da geração eólica no patamar de carga
&*********;**************************************************;*******;******;************;
&CodEolica;NomeEolica                                        ;PerIni ;Pat   ;PROFUNDIDADE;
&         ;                                                  ;       ;      ;p.u.        ;
&IIIIIIIII;SSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS;IIIIIII;IIIIII;FFFFFFFFFFFF;
         1;Texto                                             ;      1;     1;         1.0;

eco_eolica_submercado.csv

O arquivo mostra a qual submercado pertence cada uma das usinas eólicas.

Tabela 73 Arquivo eco_eolica_submercado.csv

Campos

Descrição

Código da usina eólica

Identificador único da usina eólica

Nome eólica

Nome da usina eólica

Código Submercado

Código do Submercado

Nome Submercado

Nome do Submercado

Tabela 74 Campos para o arquivo eco_eolica_submercado.csv

Campos

Tipo

Unidade

Mínimo

Máximo

Código da usina eólica

inteiro

1

Nome eólica

texto

Código Submercado

inteiro

1

999

Nome Submercado

texto

Listagem 45 Exemplo arquivoSaida eco_eolica_submercado.csv
&**************************************************
& Descrição colunas:
&**************************************************
& ID: Identificador do arquivoSaida
& CodEolica : Identificador único da usina eólica
& NomeEolica : Nome da usina eólica
& CodSubm : Código do Submercado
& NomeSubm : Nome do Submercado
&*********;**************************************************;********;********************;
&CodEolica;NomeEolica                                        ;CodSubm ;NomeSubm            ;
&         ;                                                  ;        ;                    ;
&IIIIIIIII;SSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS;IIIIIIII;SSSSSSSSSSSSSSSSSSSS;
         1;Texto                                             ;       1;Texto               ;

oper_eolica.csv

O arquivo mostra os dados de operação relativos a cada usina eólica no caso.

Tabela 75 Arquivo oper_eolica.csv

Campos

Descrição

Código da usina eólica

Identificador único da usina eólica

Nome eólica

Nome da usina eólica

Código Período

Código do Intervalo de tempo na discretização temporal adotada

Índice do Cenário

Índice do Cenário

Patamar

Índice do patamar de carga no período

Geração Eólica

Geração eólica operada

Produção Eólica

Produção eólica prevista

Tabela 76 Campos para o arquivo oper_eolica.csv

Campos

Tipo

Unidade

Mínimo

Máximo

Código da usina eólica

inteiro

1

Nome eólica

texto

Código Período

inteiro

1

Índice do Cenário

inteiro

1

999

Patamar

inteiro

1

5

Geração Eólica

real

MW

0

Produção Eólica

real

MW

0

Listagem 46 Exemplo arquivoSaida oper_eolica.csv
&**************************************************
& Descrição colunas:
&**************************************************
& ID: Identificador do arquivoSaida
& CodEolica : Identificador único da usina eólica
& NomeEolica : Nome da usina eólica
& Periodo : Código do Intervalo de tempo na discretização temporal adotada
& Cenario : Índice do Cenário
& Pat : Índice do patamar de carga no período
& GerEolOp : Geração eólica operada
& ProdEolPrev : Produção eólica prevista
&*********;**************************************************;*******;*******;******;***************;***************;
&CodEolica;NomeEolica                                        ;Periodo;Cenario;Pat   ;GerEolOp       ;ProdEolPrev    ;
&         ;                                                  ;       ;       ;      ;MW             ;MW             ;
&IIIIIIIII;SSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS;IIIIIII;IIIIIII;IIIIII;FFFFFFFFFFFFFFF;FFFFFFFFFFFFFFF;
         1;Texto                                             ;      1;      1;     1;            1.0;            1.0;

Parques Eólicos Equivalentes (PEEs)

newave_opcional decomp_opcional

eco_parque_eolico_equivalente _cadastro.csv

O arquivo mostra o cadastro e o nome de cada parque eólico.

Tabela 77 Arquivo eco_parque_eolico_equivalente_cadastro.csv

Campos

Descrição

Código do parque eólico equivalente

Identificador único do parque eólico equivalente

Nome parque eólico

Nome do parque eólico equivalente

Tabela 78 Campos para o arquivo eco_parque_eolico_equivalente_cadastro.csv

Campos

Tipo

Unidade

Mínimo

Máximo

Código do parque eólico equivalente

inteiro

1

Nome parque eólico

texto

Listagem 47 Exemplo arquivoSaida eco_parque_eolico_equivalente_cadastro.csv
&**************************************************
& Descrição colunas:
&**************************************************
& ID: Identificador do arquivoSaida
& CodPEE : Identificador único do parque eólico equivalente
& NomePEE : Nome do parque eólico equivalente
&*********;**************************************************;
&CodPEE   ;NomePEE                                           ;
&         ;                                                  ;
&IIIIIIIII;SSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS;
         1;Texto                                             ;

eco_parque_eolico_equivalente _configuracao.csv

O arquivo mostra como cada parque eólico está na configuração do caso.

Tabela 79 Arquivo eco_parque_eolico_equivalente_configuracao.csv

Campos

Descrição

Código do parque eólico equivalente

Identificador único do parque eólico equivalente

Nome parque eólico

Nome do parque eólico equivalente

Código Período

Código do Intervalo de tempo na discretização temporal adotada

Estado operativo da usina eólica

Estado de operação da usina eólica no estudo

Tabela 80 Campos para o arquivo eco_parque_eolico_equivalente_configuracao.csv

Campos

Tipo

Unidade

Mínimo

Máximo

Código do parque eólico equivalente

inteiro

1

Nome parque eólico

texto

Código Período

inteiro

1

Estado operativo da usina eólica

inteiro

Listagem 48 Exemplo arquivoSaida eco_parque_eolico_equivalente_configuracao.csv
&**************************************************
& Descrição colunas:
&**************************************************
& ID: Identificador do arquivoSaida
& CodPEE : Identificador único do parque eólico equivalente
& NomePEE : Nome do parque eólico equivalente
& Periodo : Código do Intervalo de tempo na discretização temporal adotada
& EstadoOperEolica : Estado de operação da usina eólica no estudo
&*********;**************************************************;*******;****************;
&CodPEE   ;NomePEE                                           ;Periodo;EstadoOperEolica;
&         ;                                                  ;       ;                ;
&IIIIIIIII;SSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS;IIIIIII;IIIIIIIIIIIIIIII;
         1;Texto                                             ;      1;centralizado    ;

eco_parque_eolico_equivalente_funcao _producao_vento_potencia_linear_pu.csv

O arquivo contém os coeficientes lineares da função de produção Vento x Potência para o parque eólico, conforme descrito em Função de Produção Vento x Potência (FPV).

Tabela 81 Arquivo eco_parque_eolico_equivalente_funcao_producao_vento_potencia_linear_pu.csv

Campos

Descrição

Código do parque eólico equivalente

Identificador único do parque eólico equivalente

Nome parque eólico

Nome do parque eólico equivalente

Código Período

Código do Intervalo de tempo na discretização temporal adotada

a0

Coeficiente linear da reta - a0: y = a0 + a1 * x

a1

Coeficiente linear da reta - a1: y = a0 + a1 * x

Tabela 82 Campos para o arquivo eco_parque_eolico_equivalente_funcao_producao_vento_potencia_linear_pu.csv

Campos

Tipo

Unidade

Mínimo

Máximo

Código do parque eólico equivalente

inteiro

1

Nome parque eólico

texto

Código Período

inteiro

1

a0

real

p.u.

a1

real

p.u.

0.00001

Listagem 49 Exemplo arquivoSaida eco_parque_eolico_equivalente_funcao_producao_vento_potencia_linear_pu.csv
&**************************************************
& Descrição colunas:
&**************************************************
& ID: Identificador do arquivoSaida
& CodPEE : Identificador único do parque eólico equivalente
& NomePEE : Nome do parque eólico equivalente
& Periodo : Código do Intervalo de tempo na discretização temporal adotada
& a0 : Coeficiente linear da reta - a0: y = a0 + a1 * x
& a1 : Coeficiente linear da reta - a1: y = a0 + a1 * x
&*********;**************************************************;*******;***************;***************;
&CodPEE   ;NomePEE                                           ;Periodo;a0             ;a1             ;
&         ;                                                  ;       ;p.u.           ;p.u.           ;
&IIIIIIIII;SSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS;IIIIIII;FFFFFFFFFFFFFFF;FFFFFFFFFFFFFFF;
         1;Texto                                             ;      1;            1.0;            1.0;

eco_parque_eolico_equivalente_geracao _profundidade.csv

O arquivo contém os dados relativos a profundidade da geração de cada parque eólico.

Tabela 83 Arquivo eco_parque_eolico_equivalente_geracao_profundidade.csv

Campos

Descrição

Código do parque eólico equivalente

Identificador único do parque eólico equivalente

Nome parque eólico

Nome do parque eólico equivalente

Código Período

Código do Intervalo de tempo na discretização temporal adotada

Patamar

Índice do patamar de carga no período

Profundidade

Profundidade da geração eólica no patamar de carga

Tabela 84 Campos para o arquivo eco_parque_eolico_equivalente_geracao_profundidade.csv

Campos

Tipo

Unidade

Mínimo

Máximo

Código do parque eólico equivalente

inteiro

1

Nome parque eólico

texto

Código Período

inteiro

1

Patamar

inteiro

1

5

Profundidade

real

p.u.

0

Listagem 50 Exemplo arquivoSaida eco_parque_eolico_equivalente_geracao_profundidade.csv
&**************************************************
& Descrição colunas:
&**************************************************
& ID: Identificador do arquivoSaida
& CodPEE : Identificador único do parque eólico equivalente
& NomePEE : Nome do parque eólico equivalente
& Periodo : Código do Intervalo de tempo na discretização temporal adotada
& Pat : Índice do patamar de carga no período
& PROFUNDIDADE : Profundidade da geração eólica no patamar de carga
&*********;**************************************************;*******;******;************;
&CodPEE   ;NomePEE                                           ;Periodo;Pat   ;PROFUNDIDADE;
&         ;                                                  ;       ;      ;p.u.        ;
&IIIIIIIII;SSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS;IIIIIII;IIIIII;FFFFFFFFFFFF;
         1;Texto                                             ;      1;     1;         1.0;

eco_parque_eolico_equivalente_posto.csv

O arquivo mostra a relação entre o parque eólico e seu determinado posto.

Tabela 85 Arquivo eco_parque_eolico_equivalente_posto.csv

Campos

Descrição

Código do parque eólico equivalente

Identificador único do parque eólico equivalente

Nome parque eólico

Nome do parque eólico equivalente

Código do posto do vento

Código do posto de medição do histórico de vento

Nome Posto

Nome do posto de medição do vento

Tabela 86 Campos para o arquivo eco_parque_eolico_equivalente_posto.csv

Campos

Tipo

Unidade

Mínimo

Máximo

Código do parque eólico equivalente

inteiro

1

Nome parque eólico

texto

Código do posto do vento

inteiro

1

Nome Posto

texto

Listagem 51 Exemplo arquivoSaida eco_parque_eolico_equivalente_posto.csv
&**************************************************
& Descrição colunas:
&**************************************************
& ID: Identificador do arquivoSaida
& CodPEE : Identificador único do parque eólico equivalente
& NomePEE : Nome do parque eólico equivalente
& PostoVen : Código do posto de medição do histórico de vento
& NomePVen : Nome do posto de medição do vento
&*********;**************************************************;********;********************;
&CodPEE   ;NomePEE                                           ;PostoVen;NomePVen            ;
&         ;                                                  ;        ;                    ;
&IIIIIIIII;SSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS;IIIIIIII;SSSSSSSSSSSSSSSSSSSS;
         1;Texto                                             ;       1;Texto               ;

eco_parque_eolico_equivalente_potencia _instalada.csv

O arquivo mostra a potência instalada para cada parque eólico.

Tabela 87 Arquivo eco_parque_eolico_equivalente_potencia_instalada.csv

Campos

Descrição

Código do parque eólico equivalente

Identificador único do parque eólico equivalente

Nome parque eólico

Nome do parque eólico equivalente

Código Período

Código do Intervalo de tempo na discretização temporal adotada

Capacidade

Capacidade (potência instalada) do parque eólico equivalente

Tabela 88 Campos para o arquivo eco_parque_eolico_equivalente_potencia_instalada.csv

Campos

Tipo

Unidade

Mínimo

Máximo

Código do parque eólico equivalente

inteiro

1

Nome parque eólico

texto

Código Período

inteiro

1

Capacidade

real

MW

0.0

999999.0

Listagem 52 Exemplo arquivoSaida eco_parque_eolico_equivalente_potencia_instalada.csv
&**************************************************
& Descrição colunas:
&**************************************************
& ID: Identificador do arquivoSaida
& CodPEE : Identificador único do parque eólico equivalente
& NomePEE : Nome do parque eólico equivalente
& Periodo : Código do Intervalo de tempo na discretização temporal adotada
& PotInstPEE : Capacidade (potência instalada) do parque eólico equivalente
&*********;**************************************************;*******;***************;
&CodPEE   ;NomePEE                                           ;Periodo;PotInstPEE     ;
&         ;                                                  ;       ;MW             ;
&IIIIIIIII;SSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS;IIIIIII;FFFFFFFFFFFFFFF;
         1;Texto                                             ;      1;            1.0;

eco_parque_eolico_equivalente _submercado.csv

O arquivo mostra a qual submercado pertence cada um dos parques eólicos equivalentes.

Tabela 89 Arquivo eco_parque_eolico_equivalente_submercado.csv

Campos

Descrição

Código do parque eólico equivalente

Identificador único do parque eólico equivalente

Nome parque eólico

Nome do parque eólico equivalente

Código Submercado

Código do Submercado

Nome Submercado

Nome do Submercado

Tabela 90 Campos para o arquivo eco_parque_eolico_equivalente_submercado.csv

Campos

Tipo

Unidade

Mínimo

Máximo

Código do parque eólico equivalente

inteiro

1

Nome parque eólico

texto

Código Submercado

inteiro

1

999

Nome Submercado

texto

Listagem 53 Exemplo arquivoSaida eco_parque_eolico_equivalente_submercado.csv
&**************************************************
& Descrição colunas:
&**************************************************
& ID: Identificador do arquivoSaida
& CodPEE : Identificador único do parque eólico equivalente
& NomePEE : Nome do parque eólico equivalente
& CodSubm : Código do Submercado
& NomeSubm : Nome do Submercado
&*********;**************************************************;********;********************;
&CodPEE   ;NomePEE                                           ;CodSubm ;NomeSubm            ;
&         ;                                                  ;        ;                    ;
&IIIIIIIII;SSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS;IIIIIIII;SSSSSSSSSSSSSSSSSSSS;
         1;Texto                                             ;       1;Texto               ;

oper_parque_eolico.csv

O arquivo mostra o resultado da operação dos parques eólicos equivalentes.

Tabela 91 Arquivo oper_parque_eolico.csv

Campos

Descrição

Código do parque eólico equivalente

Identificador único do parque eólico equivalente

Nome parque eólico

Nome do parque eólico equivalente

Código Período

Código do Intervalo de tempo na discretização temporal adotada

Índice do Cenário

Índice do Cenário

Patamar

Índice do patamar de carga no período

Geração Eólica

Geração eólica operada

Produção Eólica

Produção eólica prevista

Tabela 92 Campos para o arquivo oper_parque_eolico.csv

Campos

Tipo

Unidade

Mínimo

Máximo

Código do parque eólico equivalente

inteiro

1

Nome parque eólico

texto

Código Período

inteiro

1

Índice do Cenário

inteiro

1

999

Patamar

inteiro

1

5

Geração Eólica

real

MW

0

Produção Eólica

real

MW

0

Listagem 54 Exemplo arquivoSaida oper_parque_eolico.csv
&**************************************************
& Descrição colunas:
&**************************************************
& ID: Identificador do arquivoSaida
& CodPEE : Identificador único do parque eólico equivalente
& NomePEE : Nome do parque eólico equivalente
& Periodo : Código do Intervalo de tempo na discretização temporal adotada
& Cenario : Índice do Cenário
& Pat : Índice do patamar de carga no período
& GerEolOp : Geração eólica operada
& ProdEolPrev : Produção eólica prevista
&*********;**************************************************;*******;*******;******;***************;***************;
&CodPEE   ;NomePEE                                           ;Periodo;Cenario;Pat   ;GerEolOp       ;ProdEolPrev    ;
&         ;                                                  ;       ;       ;      ;MW             ;MW             ;
&IIIIIIIII;SSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS;IIIIIII;IIIIIII;IIIIII;FFFFFFFFFFFFFFF;FFFFFFFFFFFFFFF;
         1;Texto                                             ;      1;      1;     1;            1.0;            1.0;

Exemplos de Decks por Estudo

Para a utilização do deck no formato das Libs é necessário informar:

  • Arquivo índice com as funcionalidades do estudo;

  • Arquivos descritos no índice com os CARDS das respectivas funcionalidades.

Estudo de Operação com Função de Produção

decomp_opcional

Para estudos do planejamento da operação, utilizando o parque eólico equivalente e a função de produção vento potência linear, deve-se informar o seguinte conjunto de funcionalidades e cards.

Vale destacar que para realização deste tipo de estudo é necessário informar, em outro arquivo (dependendo do modelo executado), as velocidades estocásticas dos ventos.

Listagem 55 Exemplo arquivo indice
&**************************************************
& Descrição colunas:
&**************************************************
& ID: Id dos cards de índice
& Descricao: Descrição do card índice
& Caminho: Caminho do arquivo com os dados dos cards para o índice
&***;************************************************************;*************;***************;
&   ;ID                                                          ;Descricao    ;Caminho        ;
&   ;-                                                           ;-            ;-              ;
&***;SSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS;SSSSSSSSSSSSS;SSSSSSSSSSSSSSS;
 PARQUE-EOLICO-EQUIVALENTE-CADASTRO                              ;             ; pee.csv
 PARQUE-EOLICO-EQUIVALENTE-CONFIGURACAO                          ;             ; pee.csv
 PARQUE-EOLICO-EQUIVALENTE-POTENCIA-INSTALADA                    ;             ; pee.csv
 PARQUE-EOLICO-EQUIVALENTE-SUBMERCADO                            ;             ; pee.csv
 PARQUE-EOLICO-EQUIVALENTE-GERACAO                               ;             ; pee.csv
 PARQUE-EOLICO-EQUIVALENTE-FUNCAO-PRODUCAO-VENTO-POTENCIA-LINEAR ;             ; pee.csv
Listagem 56 Exemplo arquivo pee.csv
&**************************************************
& Descrição colunas:
&**************************************************
& ID: Identificador do card
& CodPEE : Identificador único do parque eólico equivalente
& NomePEE : Nome do parque eólico equivalente
&*******;*********;**************************************************
&       ;CodPEE   ;NomePEE
&-      ;         ;
&SSSSSSS;IIIIIIIII;SSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS
PEE-CAD ;       1 ; PARQUE1
PEE-CAD ;       2 ; PARQUE2


&**************************************************
& Descrição colunas:
&**************************************************
& ID: Identificador do card
& CodEolica : Identificador único da usina eólica
& PerIni : Período inicial de validade do dado
& PerFin : Período final de validade do dado
& EstadoOperEolica : Estado de operação da usina eólica no estudo
&***************************;*********;*******;*******;****************
&                           ;CodEolica;PerIni ;PerFin ;EstadoOperEolica
&-                          ;         ;       ;       ;
&SSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS;IIIIIIIII;IIIIIII;IIIIIII;IIIIIIIIIIIIIIII
PEE-CONFIG-PER              ;       1 ;     1 ;     3 ;              1
PEE-CONFIG-PER              ;       2 ;     1 ;     3 ;              2


&**************************************************
& Descrição colunas:
&**************************************************
& ID: Identificador do card
& CodPEE : Identificador único do parque eólico equivalente
& CodSubm : Código do Submercado
&********;*********;********
&        ;CodPEE   ;CodSubm
&-       ;         ;
&SSSSSSSS;IIIIIIIII;IIIIIIII
PEE-SUBM ;       1 ;      3
PEE-SUBM ;       2 ;      2


&**************************************************
& Descrição colunas:
&**************************************************
& ID: Identificador do card
& CodPEE : Identificador único do parque eólico equivalente
& PerIni : Período inicial de validade do dado
& PerFin : Período final de validade do dado
& PotInstPEE : Capacidade (potência instalada) do parque eólico equivalente
&****************;*********;*******;*******;***************
&                ;CodPEE   ;PerIni ;PerFin ;PotInstPEE
&-               ;         ;       ;       ;MW
&SSSSSSSSSSSSSSSS;IIIIIIIII;IIIIIII;IIIIIII;FFFFFFFFFFFFFFF
PEE-POT-INST-PER ;       1 ;     1 ;     3 ;            10
PEE-POT-INST-PER ;       2 ;     1 ;     3 ;            10


&**************************************************
& Descrição colunas:
&**************************************************
& ID: Identificador do card
& CodPEE : Identificador único do parque eólico equivalente
& PerIni : Período inicial de validade do dado
& PerFin : Período final de validade do dado
& Pat : Índice do patamar de carga no período
& PROFUNDIDADE : Profundidade da geração eólica no patamar de carga
&********************;*********;*******;*******;******;************
&                    ;CodPEE   ;PerIni ;PerFin ;Pat   ;PROFUNDIDADE
&-                   ;         ;       ;       ;      ;p.u.
&SSSSSSSSSSSSSSSSSSSS;IIIIIIIII;IIIIIII;IIIIIII;IIIIII;FFFFFFFFFFFF
PEE-GER-PROF-PER-PAT ;       1 ;     1 ;     3 ;    1 ;          1
PEE-GER-PROF-PER-PAT ;       1 ;     1 ;     3 ;    2 ;          1
PEE-GER-PROF-PER-PAT ;       1 ;     1 ;     3 ;    3 ;          1

PEE-GER-PROF-PER-PAT ;       2 ;     1 ;     3 ;    1 ;          1
PEE-GER-PROF-PER-PAT ;       2 ;     1 ;     3 ;    2 ;          1
PEE-GER-PROF-PER-PAT ;       2 ;     1 ;     3 ;    3 ;          1


&**************************************************
& Descrição colunas:
&**************************************************
& ID: Identificador do card
& CodPEE : Identificador único do parque eólico equivalente
& PerIni : Período inicial de validade do dado
& PerFin : Período final de validade do dado
& a0 : Coeficiente linear da reta - a0: y = a0 + a1 * x
& a1 : Coeficiente linear da reta - a1: y = a0 + a1 * x
&*******************;*********;*******;*******;***************;***************
&                   ;CodPEE   ;PerIni ;PerFin ;a0             ;a1
&-                  ;         ;       ;       ;p.u.           ;p.u.
&SSSSSSSSSSSSSSSSSSS;IIIIIIIII;IIIIIII;IIIIIII;FFFFFFFFFFFFFFF;FFFFFFFFFFFFFFF
PEE-FPVP-LIN-PU-PER ;       1 ;     1 ;     3 ;             1 ;             1
PEE-FPVP-LIN-PU-PER ;       2 ;     1 ;     3 ;             1 ;             1

Estudo de Operação com Cenários de Geração

decomp_opcional

Para estudos do planejamento da operação, utilizando o parque eólico equivalente e já possuindo os valores das gerações dos parques eólicos por cenário, deve-se informar o seguinte conjunto de funcionalidades e cards.

Listagem 57 Exemplo arquivo indice
&**************************************************
& Descrição colunas:
&**************************************************
& ID: Id dos cards de índice
& Descricao: Descrição do card índice
& Caminho: Caminho do arquivo com os dados dos cards para o índice
&***;**************************************************;*************;***************;
&   ;ID                                                ;Descricao    ;Caminho        ;
&   ;-                                                 ;-            ;-              ;
&***;SSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS;SSSSSSSSSSSSS;SSSSSSSSSSSSSSS;
 PARQUE-EOLICO-EQUIVALENTE-CADASTRO                    ;             ; pee.csv
 PARQUE-EOLICO-EQUIVALENTE-CONFIGURACAO                ;             ; pee.csv
 PARQUE-EOLICO-EQUIVALENTE-POTENCIA-INSTALADA          ;             ; pee.csv
 PARQUE-EOLICO-EQUIVALENTE-SUBMERCADO                  ;             ; pee.csv
 PARQUE-EOLICO-EQUIVALENTE-GERACAO-ESTOCASTICO         ;             ; pee.csv
Listagem 58 Exemplo arquivo pee.csv
&**************************************************
& Descrição colunas:
&**************************************************
& ID: Identificador do card
& CodPEE : Identificador único do parque eólico equivalente
& NomePEE : Nome do parque eólico equivalente
&*******;*********;**************************************************
&       ;CodPEE   ;NomePEE
&-      ;         ;
&SSSSSSS;IIIIIIIII;SSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS
PEE-CAD ;       1 ; PARQUE1
PEE-CAD ;       2 ; PARQUE2


&**************************************************
& Descrição colunas:
&**************************************************
& ID: Identificador do card
& CodEolica : Identificador único da usina eólica
& PerIni : Período inicial de validade do dado
& PerFin : Período final de validade do dado
& EstadoOperEolica : Estado de operação da usina eólica no estudo
&***************************;*********;*******;*******;****************
&                           ;CodEolica;PerIni ;PerFin ;EstadoOperEolica
&-                          ;         ;       ;       ;
&SSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS;IIIIIIIII;IIIIIII;IIIIIII;IIIIIIIIIIIIIIII
PEE-CONFIG-PER              ;       1 ;     1 ;     3 ;              1
PEE-CONFIG-PER              ;       2 ;     1 ;     3 ;              2


&**************************************************
& Descrição colunas:
&**************************************************
& ID: Identificador do card
& CodPEE : Identificador único do parque eólico equivalente
& CodSubm : Código do Submercado
&********;*********;********
&        ;CodPEE   ;CodSubm
&-       ;         ;
&SSSSSSSS;IIIIIIIII;IIIIIIII
PEE-SUBM ;       1 ;      3
PEE-SUBM ;       2 ;      2


&**************************************************
& Descrição colunas:
&**************************************************
& ID: Identificador do card
& CodPEE : Identificador único do parque eólico equivalente
& PerIni : Período inicial de validade do dado
& PerFin : Período final de validade do dado
& PotInstPEE : Capacidade (potência instalada) do parque eólico equivalente
&****************;*********;*******;*******;***************
&                ;CodPEE   ;PerIni ;PerFin ;PotInstPEE
&-               ;         ;       ;       ;MW
&SSSSSSSSSSSSSSSS;IIIIIIIII;IIIIIII;IIIIIII;FFFFFFFFFFFFFFF
PEE-POT-INST-PER ;       1 ;     1 ;     3 ;            10
PEE-POT-INST-PER ;       2 ;     1 ;     3 ;            10


&**************************************************
& Descrição colunas:
&**************************************************
& ID: Identificador do card
& CodPEE : Identificador único do parque eólico equivalente
& PerIni : Período inicial de validade do dado
& PerFin : Período final de validade do dado
& Pat : Índice do patamar de carga no período
& Cenario : Índice do Cenário
& GerEolica : Valor de geração eólica
&**************************************;*********;*******;*******;******;*******;***************
&                                      ;CodPEE   ;PerIni ;PerFin ;Pat   ;Cenario;GerEolica
&-                                     ;         ;       ;       ;      ;       ;MW
&SSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS;IIIIIIIII;IIIIIII;IIIIIII;IIIIII;IIIIIII;FFFFFFFFFFFFFFF
PERIODO-PATAMAR-CENARIO-EOLICA-GERACAO ;       1 ;     1 ;     1 ;    1 ;     1 ;           1.0

Estudo de Geração de Cenários de Vento

gevazp_opcional

Para estudos de geração dos cenários de vento por parque eólico equivalente, deve-se informar o seguinte conjunto de funcionalidades e cards.

Listagem 59 Exemplo arquivo indice
&**************************************************
& Descrição colunas:
&**************************************************
& ID: Id dos cards de índice
& Descricao: Descrição do card índice
& Caminho: Caminho do arquivo com os dados dos cards para o índice
&***;************************************************************;*************;**********************;
&   ;ID                                                          ;Descricao    ;Caminho               ;
&   ;-                                                           ;-            ;-                     ;
&***;SSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS;SSSSSSSSSSSSS;SSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS;
 PARQUE-EOLICO-EQUIVALENTE-CADASTRO                              ;             ; pee-cadastro.csv
 PARQUE-EOLICO-EQUIVALENTE-CONFIGURACAO                          ;             ; pee-configuracao.csv
 PARQUE-EOLICO-EQUIVALENTE-POSTO                                 ;             ; pee-posto.csv
 POSTO-VENTO-CADASTRO                                            ;             ; posto.csv
 VENTO-HISTORICO                                                 ;             ; vento.csv
Listagem 60 Exemplo arquivo pee-cadastro.csv
&**************************************************
& Descrição colunas:
&**************************************************
& ID: Identificador do card
& CodPEE : Identificador único do parque eólico equivalente
& NomePEE : Nome do parque eólico equivalente
&*******;*********;**************************************************
&       ;CodPEE   ;NomePEE
&-      ;         ;
&SSSSSSS;IIIIIIIII;SSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS
 PEE-CAD;        1;parque_SE
Listagem 61 Exemplo arquivo pee-configuracao.csv
&**************************************************
& Descrição colunas:
&**************************************************
& ID: Identificador do card
& CodPEE : Identificador único do parque eólico equivalente
& PerIni : Período inicial de validade do dado
& PerFin : Período final de validade do dado
& EstadoOperEolica : Estado de operação da usina eólica no estudo
&**************;*********;*******;*******;****************
&              ;CodPEE   ;PerIni ;PerFin ;EstadoOperEolica
&-             ;         ;       ;       ;
&SSSSSSSSSSSSSS;IIIIIIIII;IIIIIII;IIIIIII;IIIIIIIIIIIIIIII
 PEE-CONFIG-PER;      1  ;      1;       ; centralizado
Listagem 62 Exemplo arquivo pee-posto.csv
&**************************************************
& Descrição colunas:
&**************************************************
& ID: Identificador do card
& CodPEE : Identificador único do parque eólico equivalente
& PostoVen : Código do posto de medição do histórico de vento
&*********;*********;********
&         ;CodPEE   ;PostoVen
&-        ;         ;
&SSSSSSSSS;IIIIIIIII;IIIIIIII
 PEE-POSTO;       1 ;      1
Listagem 63 Exemplo arquivo posto.csv
&**************************************************
& Descrição colunas:
&**************************************************
& ID: Identificador do card
& PostoVen : Código do posto de medição do histórico de vento
& NomePVen : Nome do posto de medição do vento
&***************;********;********************
&               ;PostoVen;NomePVen
&-              ;        ;
&SSSSSSSSSSSSSSS;IIIIIIII;SSSSSSSSSSSSSSSSSSSS
 POSTO-VENTO-CAD;     1   ;posto_1
Listagem 64 Exemplo arquivo vento.csv
&**************************************************
& Descrição colunas:
&**************************************************
& ID: Identificador do card
& DataIncial : Data incial do intervalo do histórico a ser considerada
& DataFinal : Data final do intervalo do histórico a ser considerado
&****************;********************;********************
&                ;DataIncial          ;DataFinal
&-               ;                    ;
&SSSSSSSSSSSSSSSS;SSSSSSSSSSSSSSSSSSSS;SSSSSSSSSSSSSSSSSSSS
 VENTO-HIST-HORIZ;1990/01             ;2020/01


&**************************************************
& Descrição colunas:
&**************************************************
& ID: Identificador do card
& PostoVen : Código do posto de medição do histórico de vento
& DtIniHistVento : Data inicial do dado histórico de vento
& DtFimHistVento : Data final do dado histórico de vento
& MagVelVento : Magnitude da velocidade do vento medido no histórico
& DirecVento : Direção do vento
&**********;********;********************;********************;***************;***************
&          ;PostoVen;DtIniHistVento      ;DtFimHistVento      ;MagVelVento    ;DirecVento
&-         ;        ;                    ;                    ;m/s            ;
&SSSSSSSSSS;IIIIIIII;SSSSSSSSSSSSSSSSSSSS;SSSSSSSSSSSSSSSSSSSS;FFFFFFFFFFFFFFF;FFFFFFFFFFFFFFF
 VENTO-HIST;       1;1990/01             ;2020/01             ;            1.0;            1.0

Estudo de Operação com Geração de Cenários de Vento

newave_opcional

Para estudos do planejamento da operação, utilizando o parque eólico equivalente com geração de cenários de vento, deve-se informar o seguinte conjunto de funcionalidades e cards.

Listagem 65 Exemplo arquivo indice
&**************************************************
& Descrição colunas:
&**************************************************
& ID: Id dos cards de índice
& Descricao: Descrição do card índice
& Caminho: Caminho do arquivo com os dados dos cards para o índice
&***;************************************************************;*************;***************;
&   ;ID                                                          ;Descricao    ;Caminho        ;
&   ;-                                                           ;-            ;-              ;
&***;SSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS;SSSSSSSSSSSSS;SSSSSSSSSSSSSSS;
 PARQUE-EOLICO-EQUIVALENTE-CADASTRO                              ;             ; pee.csv
 PARQUE-EOLICO-EQUIVALENTE-SUBMERCADO                            ;             ; pee.csv
 PARQUE-EOLICO-EQUIVALENTE-POSTO                                 ;             ; pee.csv
 PARQUE-EOLICO-EQUIVALENTE-CONFIGURACAO                          ;             ; pee.csv
 PARQUE-EOLICO-EQUIVALENTE-POTENCIA-INSTALADA                    ;             ; pee.csv
 PARQUE-EOLICO-EQUIVALENTE-GERACAO                               ;             ; pee.csv
 PARQUE-EOLICO-EQUIVALENTE-FUNCAO-PRODUCAO-VENTO-POTENCIA-LINEAR ;             ; pee.csv
 POSTO-VENTO-CADASTRO                                            ;             ; posto.csv
 VENTO-HISTORICO                                                 ;             ; vento.csv
Listagem 66 Exemplo arquivo pee.csv
&**************************************************
& Descrição colunas:
&**************************************************
& ID: Identificador do card
& CodPEE : Identificador único do parque eólico equivalente
& NomePEE : Nome do parque eólico equivalente
&*******;*********;**************************************************
&       ;CodPEE   ;NomePEE
&-      ;         ;
&SSSSSSS;IIIIIIIII;SSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS
PEE-CAD ;       1 ; PARQUE1
PEE-CAD ;       2 ; PARQUE2


&**************************************************
& Descrição colunas:
&**************************************************
& ID: Identificador do card
& CodPEE : Identificador único do parque eólico equivalente
& CodSubm : Código do Submercado
&********;*********;********
&        ;CodPEE   ;CodSubm
&-       ;         ;
&SSSSSSSS;IIIIIIIII;IIIIIIII
PEE-SUBM ;       1 ;      3
PEE-SUBM ;       2 ;      2


&**************************************************
& Descrição colunas:
&**************************************************
& ID: Identificador do card
& CodPEE : Identificador único do parque eólico equivalente
& PostoVen : Código do posto de medição do histórico de vento
&*********;*********;********
&         ;CodPEE   ;PostoVen
&-        ;         ;
&SSSSSSSSS;IIIIIIIII;IIIIIIII
 PEE-POSTO;       1 ;      1
 PEE-POSTO;       2 ;      1


&**************************************************
& Descrição colunas:
&**************************************************
& ID: Identificador do card
& CodEolica : Identificador único da usina eólica
& PerIni : Período inicial de validade do dado
& PerFin : Período final de validade do dado
& EstadoOperEolica : Estado de operação da usina eólica no estudo
&***************************;*********;*******;*******;****************
&                           ;CodEolica;PerIni ;PerFin ;EstadoOperEolica
&-                          ;         ;       ;       ;
&SSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS;IIIIIIIII;IIIIIII;IIIIIII;IIIIIIIIIIIIIIII
PEE-CONFIG-PER              ;       1 ;     1 ;     3 ;              1
PEE-CONFIG-PER              ;       2 ;     1 ;     3 ;              2


&**************************************************
& Descrição colunas:
&**************************************************
& ID: Identificador do card
& CodPEE : Identificador único do parque eólico equivalente
& PerIni : Período inicial de validade do dado
& PerFin : Período final de validade do dado
& PotInstPEE : Capacidade (potência instalada) do parque eólico equivalente
&****************;*********;*******;*******;***************
&                ;CodPEE   ;PerIni ;PerFin ;PotInstPEE
&-               ;         ;       ;       ;MW
&SSSSSSSSSSSSSSSS;IIIIIIIII;IIIIIII;IIIIIII;FFFFFFFFFFFFFFF
PEE-POT-INST-PER ;       1 ;     1 ;     3 ;            10
PEE-POT-INST-PER ;       2 ;     1 ;     3 ;            10


&**************************************************
& Descrição colunas:
&**************************************************
& ID: Identificador do card
& CodPEE : Identificador único do parque eólico equivalente
& PerIni : Período inicial de validade do dado
& PerFin : Período final de validade do dado
& Pat : Índice do patamar de carga no período
& PROFUNDIDADE : Profundidade da geração eólica no patamar de carga
&********************;*********;*******;*******;******;************
&                    ;CodPEE   ;PerIni ;PerFin ;Pat   ;PROFUNDIDADE
&-                   ;         ;       ;       ;      ;p.u.
&SSSSSSSSSSSSSSSSSSSS;IIIIIIIII;IIIIIII;IIIIIII;IIIIII;FFFFFFFFFFFF
PEE-GER-PROF-PER-PAT ;       1 ;     1 ;     3 ;    1 ;          1
PEE-GER-PROF-PER-PAT ;       1 ;     1 ;     3 ;    2 ;          1
PEE-GER-PROF-PER-PAT ;       1 ;     1 ;     3 ;    3 ;          1

PEE-GER-PROF-PER-PAT ;       2 ;     1 ;     3 ;    1 ;          1
PEE-GER-PROF-PER-PAT ;       2 ;     1 ;     3 ;    2 ;          1
PEE-GER-PROF-PER-PAT ;       2 ;     1 ;     3 ;    3 ;          1


&**************************************************
& Descrição colunas:
&**************************************************
& ID: Identificador do card
& CodPEE : Identificador único do parque eólico equivalente
& PerIni : Período inicial de validade do dado
& PerFin : Período final de validade do dado
& a0 : Coeficiente linear da reta - a0: y = a0 + a1 * x
& a1 : Coeficiente linear da reta - a1: y = a0 + a1 * x
&*******************;*********;*******;*******;***************;***************
&                   ;CodPEE   ;PerIni ;PerFin ;a0             ;a1
&-                  ;         ;       ;       ;p.u.           ;p.u.
&SSSSSSSSSSSSSSSSSSS;IIIIIIIII;IIIIIII;IIIIIII;FFFFFFFFFFFFFFF;FFFFFFFFFFFFFFF
PEE-FPVP-LIN-PU-PER ;       1 ;     1 ;     3 ;             1 ;             1
PEE-FPVP-LIN-PU-PER ;       2 ;     1 ;     3 ;             1 ;             1
Listagem 67 Exemplo arquivo posto.csv
&**************************************************
& Descrição colunas:
&**************************************************
& ID: Identificador do card
& PostoVen : Código do posto de medição do histórico de vento
& NomePVen : Nome do posto de medição do vento
&***************;********;********************
&               ;PostoVen;NomePVen
&-              ;        ;
&SSSSSSSSSSSSSSS;IIIIIIII;SSSSSSSSSSSSSSSSSSSS
 POSTO-VENTO-CAD;     1   ;posto_1
Listagem 68 Exemplo arquivo vento.csv
&**************************************************
& Descrição colunas:
&**************************************************
& ID: Identificador do card
& DataIncial : Data incial do intervalo do histórico a ser considerada
& DataFinal : Data final do intervalo do histórico a ser considerado
&****************;********************;********************
&                ;DataIncial          ;DataFinal
&-               ;                    ;
&SSSSSSSSSSSSSSSS;SSSSSSSSSSSSSSSSSSSS;SSSSSSSSSSSSSSSSSSSS
 VENTO-HIST-HORIZ;1990/01             ;2020/01


&**************************************************
& Descrição colunas:
&**************************************************
& ID: Identificador do card
& PostoVen : Código do posto de medição do histórico de vento
& DtIniHistVento : Data inicial do dado histórico de vento
& DtFimHistVento : Data final do dado histórico de vento
& MagVelVento : Magnitude da velocidade do vento medido no histórico
& DirecVento : Direção do vento
&**********;********;********************;********************;***************;***************
&          ;PostoVen;DtIniHistVento      ;DtFimHistVento      ;MagVelVento    ;DirecVento
&-         ;        ;                    ;                    ;m/s            ;
&SSSSSSSSSS;IIIIIIII;SSSSSSSSSSSSSSSSSSSS;SSSSSSSSSSSSSSSSSSSS;FFFFFFFFFFFFFFF;FFFFFFFFFFFFFFF
 VENTO-HIST;       1;1990/01             ;2020/01             ;            1.0;            1.0

Referências