Geração de cenários de ventos

Em relação à modelagem da incerteza dos aproveitamentos eólicos, o modelo GEVAZP propõe uma abordagem para a modelagem de velocidades mensais de ventos por meio de distribuições Weibull tri-paramétricas para a geração de cenários de ventos mensais correlacionados com vazões às usinas hidroelétricas. 1, 2.

A velocidade dos ventos é modelada como uma regressão das afluências mais um resíduo. Assim, a distribuição Weibull é ajustada aos resíduos das velocidades mensais de ventos, normalmente distribuídos e que guardam as correlações cruzadas entre hidroelétricas e parques eólicos. A abordagem proposta busca preservar a média, o desvio-padrão e, especialmente, a assimetria das velocidades históricas dos ventos mensais, sendo particularmente adequada em situações de assimetrias elevadas.

Os cenários de velocidade de ventos são gerados a partir de uma agregação das usinas eólicas em parques elólicos equivalentes (PEEs) e considerando a correlação espacial com as vazões afluentes às usinas hidrelétricas. Assim, modela-se a distribuição conjunta dos cenários de vazões e ventos, ilustrada na figura a seguir e descrita com mais detalhes em 3, 4, 5.

../_images/incerteza-ventos-geracao-eolica.png

.