Geração de cenários de ventos

Em relação à modelagem da incerteza dos aproveitamentos eólicos, o modelo GEVAZP propõe uma abordagem para a modelagem de velocidades mensais de ventos por meio de distribuições Weibull tri-paramétricas para a geração de cenários de ventos mensais correlacionados com vazões às usinas hidroelétricas. 1, 2.

A velocidade dos ventos é modelada como uma regressão das afluências mais um resíduo. Assim, a distribuição Weibull é ajustada aos resíduos das velocidades mensais de ventos, normalmente distribuídos e que guardam as correlações cruzadas entre hidroelétricas e parques eólicos. A abordagem proposta busca preservar a média, o desvio-padrão e, especialmente, a assimetria das velocidades históricas dos ventos mensais, sendo particularmente adequada em situações de assimetrias elevadas.

Os cenários de velocidade de ventos são gerados a partir de uma agregação das usinas eólicas em parques elólicos equivalentes (PEEs) e considerando a correlação espacial com as vazões afluentes às usinas hidrelétricas. Assim, modela-se a distribuição conjunta dos cenários de vazões e ventos, ilustrada na figura a seguir e descrita com mais detalhes em 3, 4, 5.

../_images/incerteza-ventos-geracao-eolica.png

Referências

1

A. C. G. Melo, M. E. P. Maceira, and J. F. Pessanha. Ajuste de distribuições weibull tri-paramétricas com elevadas assimetrias na geração de velocidades mensais de ventos correlacionadas com vazões na programação dinâmica dual estocástica. adernos do IME – Série Estatística, 49:35–65, 2020. doi:10.12957/cadest.2020.61793.

2

M. E. P. Maceira, A. C. G. Melo, and J. F. Pessanha. Análise do desempenho de distribuições weibull triparamétricas na geração de cenários sintéticos de energias afluentes aos reservatórios de usinas hidrelétricas. In LV SBPO - Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional. São José dos Campos, Brazil, 2023.

3

M. E. P. Maceira, A. C. G. Melo, J. F. M. Pessanha, C. B. Cruz, V. A. Almeida, and T. C. Justino. Uma abordagem para a representação das incertezas da fonte de geração eólica no planejamento da operação de longo e médio prazos - modelo NEWAVE - relatório final. Technical Report, CEPEL - Centro de Pesquisas de Energia Elétrica, 2021. URL: http://www.cepel.br/produtos/otimizacao-energetica/documentacao-tecnica/.

4

A. C. G. Melo, M. E. P. Maceira, J. F. M. Pessanha, C. B. Cruz, V. A. Almeida, and T. C. Justino. Uma metodologia para a representação das incertezas da geração eólica no planejamento da operação de longo e médio prazos. In XXVI SNPTEE - Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica. Rio de Janeiro, Brazil, 2022.

5

M. E. P. Maceira, A. C. G. Melo, J. F. M. Pessanha, C. B. Cruz, V. A. Almeida, and T. C. Justino. Wind uncertainty modeling in long-term operation planning of hydro-dominated systems. In 2022 17th International Conference on Probabilistic Methods Applied to Power Systems (PMAPS), volume, 1–6. 2022. doi:10.1109/PMAPS53380.2022.9810576.