Modelo Autorregressivo Periódico Anual - Par(p)-A¶
Em 2020, o CEPEL propôs uma extensão ao modelo estocástico PAR(p), utilizado na geração de cenários sintéticos de afluências para os modelos Modelo NEWAVE e Modelo DECOMP, denominada PAR(p)-A, que consiste na inclusão de um novo termo na equação de autorregressão de cada período sazonal, referente à média das afluências dos últimos 12 meses. A metodologia de determinação dos parâmetros para este modelo foi inicialmente descrita no Relatório Técnico 1416/2020 do CEPEL 1.
O modelo auto-regressivo periódico com componente anual, denominado de PAR(p)-A pode ser escrito como (25):
Onde \(A_{t-1}\) representa a média das últimas 12 observações do processo estocástico \(Z_t\) com referência a \(t-1\), como mostra a (26).
Para obter a função de auto-correlação de \(Z_t\), (27), multiplica-se ambos os lados da equação (25) por \((\frac{{z_{i,{m-k}} - \mu_{m-k}}}{{\sigma_{m-k}}})\) e aplica-se o valor esperado em cada termo.
onde \({\rho_{Z,A}^{m-1}}\) é dado pela (28).
Multiplicando-se ambos os lados da equação por \((\frac{A_{t-1}-\mu_{t-1}^A}{\sigma_{m-1}^A})\) e aplicando o valor esperado a cada termo, obtém-se (29).
onde:
Assim como no modelo PAR(p), para cada período \(m\), variando-se \(k\) de 1 a \(p_m\) na função de autocorrelação, obtém-se um conjunto de equações. A fim de se obter tantas equações quantos forem o número de parâmetros, a equação (29) deve ser adicionada ao conjunto original de equações lineares, conforme exemplificado em (31).
- 1
F. Treistman, M. E. P. Maceira, J. M. Damázio, and C. B. Cruz. Proposta metodológica para o aprimoramento da memória de modelos auto-regressivos periódicos. Relatório Técnico 1416/2020, CEPEL - Centro de Pesquisas de Energia Elétrica, Fev. 2020.