Acoplamento NEWAVE/DESSEM

A partir de 2023 o modelo DESSEM passou a permitir um acoplamento direto com uma função de custo futuro (FCF) fornecida pelo modelo NEWAVE. Esta funcionalidade permite que se possa fazer uma avaliação, do ponto de vista horário, da política operativa fornecida pelo NEWAVE, para dias/semanas típicos no futuro. Isto torna-se importante com o aumento na penetração das fontes renováveis intermitentes, ou seja, que possuem grande incerteza e variabilidade no perfil horário de geração.

Da mesma forma que na integração do DECOMP com o DESSEM, pode-se utilizar uma ferramenta de integração entre o modelo NEWAVE e DESSEM, denominada NW2DS, que é capaz de gerar decks do DESSEM correspondentes a diversos períodos e séries do NEWAVE, considerando perfis diários/semanaios típicos para as cargas e as gerações das fontes intermitentes.

Portanto, o acoplamento do DESSEM com o modelo NEWAVE é composto de dois processos importantes, que é descrito de forma mais ampla em 1, 2.

Conversão dos dados do NEWAVE para o DESSEM

A partir do subproblema para uma série s e período t, do NEWAVE, constrói-se um subproblema com discretização horária e horizonte diário ou semanal, a partir da desagregação dos armazenamentos nos reservatórios equivalentes (caso seja um período a reservatórios equivalentes de energia no NEWAVE (REE)) em volume individualizados para as usinas.

Pode-se perfilar também, ao longo das horas do dia e da semana, os valores médios mensais da carga e gerações das fontes intermitentes e pequenas com base em perfis típicos e/ou fatores horários.

Este processo é ilustrado a seguir.

../_images/geracao-caso-newave-dessem.jpg

Realização de simulações horárias com o DESSEM para várias séries / períodos

O processo descrito na seção anterior pode ser reproduzido para um conjunto grande de séries do NEWAVE (históricas ou sintéticas) e para os subproblemas de diversos períodos ao longo do horizonte de planejamento do NEWAVE. Com isso, pode-se realizar simulações horárias (cronológicas ou para um dia/semana típico por mês) de forma a avaliar o comportamento, em base horária, da política de operação calculada pelo NEWAVE. O processo geral é ilustrado a seguir:

../_images/integracao-newave-dessem-geral.jpg

e o procedimento específico para cada peródo série é mostrado a seguir.

../_images/integracao-newave-dessem-serie-periodo.jpg