Representação do Sistema nos Modelos

A representação do sistema interligado nos modelos de otimização energética pode ser feita de diferentes formas, de acordo com o nível desejado de detalhamento do sistema em cada horizonte de planejamento. Atualmente, consideram-se nos modelos os seguintes níveis de representação do sistema de transmissão:

  • nos modelos NEWAVE, DECOMP e SUISHI, o sistema é dividido em diversos Submercados, conectados por Intercâmbios.

  • no modelo DESSEM, pode-se considerar a representação por submercados / intercâmbios ou uma modelagem explícita da rede elétrica.

Em ambas as modelagem, a demanda por energia é representada através de Conceituação Geral dispostas em cada submercado ou barra da rede elétrica, que podem ser mandatórias ou flexíveis, de forma a representar, no segundo caso, programas de Resposta da demanda.

Podem ser representadas também as Perdas na transmissão, sejam as Perdas nos intercâmbios ou as Perdas dentro de cada submercado.

Eventuais conexões com outros sistemas podem ser representados através da Importação/exportação de Energia.

Os componentes de geração do sistema que podem ser despacháveis pelos modelos, como Usinas Hidrelétricas, Usinas Termicas e Usinas Eólicas, assim como outros componentes não despacháveis, como a geração em pequenas usinas, são conectados aos respectivos submercados ou barras da rede, conforme a forma de representação da transmissão. Dispositivos de armazenamento de energia, como baterias e Usinas hidrelétricas reversíveis também podem ser conectados a cada submercado ou barra.

Os diversos aspectos relacionados à representação da transmissão e das cargas nos modelos são descritos nas seções a seguir.