Newave_28.16.3

Initial Release (28.16.3)

Novembro de 2023

Compatibilidade com as Libs

Versão 7.5.0 das Libs

Alterações

  1. Aprimoramento da representação da FPHA. O NEWAVE passou a utilizar o módulo FPHA LIBs utilizado pelos nos modelos DECOMP e DESSEM, incorporando:

    • Representação da produtibilidade e perdas variáveis.

    • Representação de famílias de polinômios de jusante por partes.

    • Aprimoramentos no processo de ajuste da FPHA:

      • melhorias na aproximação secante do vertimento.

      • aperfeiçoamento do algoritmo de cálculo do envelope convexo N-Dimensional.

      • procedimento de agregação de cortes semelhantes.

  2. Nas opções média, tabelas e operação do Nwlistop, impressão da geração hidráulica máxima acessando a FPH constante e do valor da água incremental das usinas hidrelétricas.

  3. Ajuste na aplicação das penalidades de vazão mínima e retirada de água informadas em (R$/hm3)*(mês/h). Na versão anterior, as penalidades fornecidas nessa unidade eram aplicadas nos períodos agregados, porém estes deveriam considerar somente valores fornecidos em R$/MWh.

  4. Possibilidade de informar o volume de referência por período para a escolha dos polinômios de jusante no cálculo da FPHA.

  5. A janela para a discretização do volume armazenado, no cálculo da FPHA, passou a ser de 0 a 100% do volume útil da usina.

  6. Impressão, nos arquivos de cortes por período (cortes-xxxx.dat), de novo registro contendo o mês e ano de início do estudo e o mês e ano em que o corte foi gerado. E, no arquivo auxiliar (cortesh.dat), impressão de registro contendo o número do último registro escrito nos arquivos de cortes por período.

  7. Inclusão de consistência adicional na utilização dos cortes externos. Validação do mês/ano do período de acoplamento solicitado e o do arquivo de cortes fornecido.

  8. Nos períodos individualizados de transição, ajuste no cálculo ds coeficientes dos cortes de Benders associados as afluências passadas das usinas hidrelétricas.

  9. Acerto na impressão da tabela de custos relativos somente ao período de estudo trazidos a valor referenciados ao início do planejamento. Em casos com pré estudo, as contribuições relativas aos custos associados as usinas hidrelétricas estavam com a taxa de desconto considerando como referência o início do estudo e não o de planejamento.

  10. Ajuste no flag para consideração do remanso que é impresso no eco da FPHA.

  11. Melhoria na mensagem da consistência do número do submercado dos blocos das pequenas usinas.

  12. No programa Nwlistop, ajuste na impressão da vazão afluente e vazão incremental às usinas hidrelétricas.