Perdas na transmissão

Mesmo que a rede elétrica não seja considerada de forma detalhada, os modelos de otimização energética do CEPEL podem considerar as perdas de energia na transmissão na modelagem por Submercados conectados por Intercâmbios, conforme descrito a seguir.

Perdas nos intercâmbios

AS perdas nos intercâmbios de energia entre submercados, que correspondem às perdas nas linhas de transmissão que fazem a conexão entre os submercados. Pode-se considerar um fator fixo de perdas ou fatores de perda variáveis para cada período e patamar de carga (quando aplicável).

Perdas dentro de cada submercado

O balanço de carga em cada submercado assume que a energia provida por todo componente de geração é plenamente absorvido pelas cargas do submercado ou enviado para outros submercados. Entretanto, existem perdas associadas à rede de transmissão interna a cada submercado, e que podem ser representadas de maneira aproximada, mesmo quando não se representa a rede elétrica. Esta representaçaõ é feita por meio de fatores de perdas de geração e cargas em relação ao centro de gravidade do submercado, que podem ser variáveis de acordo com o período e o patamar de carga (quando aplicável). Atualmente, podem ser considerados:

  • fatores de perda para cada usina hidrelétrica;

  • fatores de perda para cada usina térmica;

  • fatores de perda para as cargas e cargas adicionais de cada submercado;

  • fatores de perda a fio d´água e fatores de perdas para energia controlável, para cada reservatório equivalente de energia (quando aplicável), que são calculados em função dos fatores de perda fornecidos individualmente para cada usina hidrelétrica;