Padrão de dados de entrada temporais - Formato Libs

Dados temporais são dados cujo valor, por natureza, varia ao longo do tempo, como por exemplo, a manutenção que ocorre em uma usina em determinado instante de tempo. A representação destes dados temporais na entrada de dados seguirá um padrão de tratamento e regras de processamento. Existem dois tipos de dados temporais:

  • Dados por período: são definidos para cada período do estudo (conforme a discretização de cada modelo) e não se aplica a distinção por patamares de carga, um exemplo de um dado por período é a taxa de irrigação;

  • Dados por período e patamar: são definidos para cada período e patamar de carga (conforme a discretização de cada modelo), um exemplo de um dado por período e patamar é o limite máximo de geração térmica, uma vez que as usinas térmicas são despachadas por patamares de carga, o limite de geração também pode ser definido para cada um destes patamares.

Para a definição dos dados temporais é necessário informar, além de um chave identificadora (identifica o objeto ao qual o dado se refere, exemplo: código da usina hidráulica) e do valor do dado (exemplo: taxa de irrigação em \(m^3/s\)), os campos temporais, são eles: período inicial e final, índice do patamar e data inicial e final. Estes campos serão lidos e interpretados conforme as regras de processamento.

Na sequencia há uma descrição das formas de representação dos Dado por período e dos Dado por período e patamar, também são detalhados as Regras de processamento associadas aos campos temporais de cada forma de representação.

Dado por período

Existem três formas de representação de um dado por período: constante, por períodos e por datas. Para cada dado, uma ou mais formas podem estar habilitadas, quando mais de uma forma está habilitada uma ordem prioridade deve ser explicitada para tratar dados sobrepostos temporalmente. Além disso um dado por período pode permitir ou não que sejam informados períodos sem dados (dados esburacados), caso não seja permitido é exigido que o usuário informe dados para todos os períodos dentro do Horizonte de Estudo ou Horizonte do dado temporal.

Forma de representação constante

É informado um único dado que será válido para todos os períodos do Horizonte de Estudo ou Horizonte do dado temporal. O nome do Card de entrada contém apenas o prefixo do dado e nenhum campo temporal (apenas a chave identificadora e o valor do dado), conforme o formato abaixo:

 DADO ; identificador ; valor1 ; valor2

Forma de representação por período

É informado um valor para cada período ou para um intervalo de períodos do estudo (intervalo fechado), os seja o dado é válido do “período inicial” até o “período final” inclusive. O nome do Card de entrada contém o prefixo do dado seguido do sufixo “-PERIODO” e os campos temporais “período inicial” e “período final” devem ser informados, conforme o formato abaixo:

 DADO-PERIODO ; identificador ; período inicial ; período final ; valor1 ; valor2

Os campos “período inicial” e “período final” seguem as regras de processamento definidas em Campos período inicial e final

Forma de representação por data

É informado um valor para um intervalo de datas qualquer (intervalo aberto à direita), ou seja, o dado é válido do instante determinado pela “data inicial” até o instante imediatamente anterior ao instante da “data final”. O nome do Card de entrada contém o prefixo do dado seguido do sufixo “-DATA” e os campos temporais “data inicial” e “data final” devem ser informados, conforme o formato abaixo:

 DADO-DATA ; identificador ; data inicial ; data final ; valor1 ; valor2

Os campos “data inicial” e “data final” seguem as regras de processamento definidas em Campos data inicial e final

Dado por período e patamar

Existem quatro formas de representação de um dado por período-patamar:

  • constante,

  • por período e patamar (período-patamar),

  • por data e patamar (data-patamar) e

  • por data.

Para cada dado, uma ou mais formas podem estar habilitadas, quando mais de uma forma está habilitada uma ordem prioridade deve ser explicitada para tratar dados sobrepostos temporalmente. Além disso um dado por período-patamar pode permitir ou não que sejam informados períodos ou patamares sem dados (dados esburacados), caso não seja permitido é exigido que o usuário informe dados para todos os períodos e patamares dentro do Horizonte de Estudo ou Horizonte do dado temporal.

Forma de representação constante

É informado um único dado que será válido para todos os períodos e patamares do Horizonte de Estudo ou Horizonte do dado temporal. O nome do Card de entrada contém apenas o prefixo do dado e nenhum campo temporal (apenas a chave identificadora e o valor do dado), conforme o formato abaixo:

 DADO ; identificador ; valor1 ; valor2

Forma de representação por período-patamar

É informado um valor para cada patamar e período ou intervalo de períodos do estudo (intervalo fechado), os seja o dado é válido do “período inicial” até o “período final” inclusive, no “patamar” indicado. O nome do Card de entrada contém o prefixo do dado seguido do sufixo “-PERIODO-PATAMAR” e os campos temporais “período inicial”, “período final” e “patamar” devem ser informados, conforme o formato abaixo:

 DADO-PERIODO-PATAMAR ; identificador ; periodo inicial ; periodo final ; patamar ; valor1 ; valor2

Os campos “período inicial” e “período final” seguem as regras de processamento definidas em Campos período inicial e final. E o campo “patamar” segue as regras de processamento definidas em Campo patamar.

Forma de representação por data-patamar

É informado um valor para cada patamar e intervalo de datas qualquer (intervalo aberto à direita), ou seja, o dado é válido do instante determinado pela “data inicial” até o instante imediatamente anterior ao instante da “data final” no “patamar” indicado. O nome do Card de entrada contém o prefixo do dado seguido do sufixo “-DATA-PATAMAR” e os campos temporais “data inicial”, “data final” e “patamar” devem ser informados, conforme o formato abaixo:

 DADO-DATA-PATAMAR ; identificador ; data inicial ; data final ; patamar ; valor1 ; valor2

Existe uma particularidade para o formato data-patamar: uma vez que os patamares de carga são distribuídos ao longo dos períodos, não faz sentido informar dados associados a um determinado patamar em um intervalo de datas interno a um período. Por exemplo: um dado para o patamar de carga pesada associado ao intervalo 2020/01/01 00:00 às 2020/01/01 06:00 não faz sentido, uma vez que não há ocorrência de patamar pesado entre 0h e 6h.

Dessa forma para este a forma de representação data-patamar os campos “data inicial” e “data final” devem:

  • Coincidir com a data inicial/final de algum período do estudo ou

  • estar fora do Horizonte de Estudo (ser anterior ao início do horizonte ou posterior ao final do horizonte).

Além desta consistência adicional, os campos “data inicial” e “data final” também seguem as regras de processamento definidas em Campos data inicial e final. E o campo “patamar” segue as regras de processamento definidas em Campo patamar

Forma de representação por data

É informado um valor para um intervalo de datas qualquer (intervalo aberto à direita), ou seja, o dado é válido do instante determinado pela “data inicial” até o instante imediatamente anterior ao instante da “data final”. O nome do Card de entrada contém o prefixo do dado seguido do sufixo “-DATA” e os campos temporais “data inicial” e “data final” devem ser informados, conforme o formato abaixo:

 DADO-DATA ; identificador ; data inicial ; data final ; valor1 ; valor2

Como os dados por datas precisam se associados a um período e patamar de carga (pois o tipo de dado é por período e patamar) é necessário que:

  • Tenha sido informado a distribuição dos patamares dentro dos períodos (associação entre datas e patamares) ou

  • o caso de estudo tenha um único patamar de carga por período.

Adicionalmente, os campos “data inicial” e “data final” seguem as regras de processamento definidas em Campos data inicial e final

Regras de processamento

Campos período inicial e final

Tabela 3 Regras de processamento gerais para os campos Período Inicial e Período Final

Entrada

Comportamento esperado

Período inicial não corresponde ao um período do estudo (inválido ou em branco)

O dado é ignorado (exemplo de valores inválidos: “a”, “-3”, “6” em um caso com 5 períodos)

Período final em branco ou “NA”

O dado é propagado do período inicial até o período inicial do próximo dado com mesmo identificador, ou o final do estudo.​

Período final não corresponde a um período do estudo (inválido)

O valor do período final é substituído por “NA”

Os intervalos de períodos de dois dados para uma mesma chave tem sobreposição

Mensagem de erro (exemplo: informado um dado para os períodos 1 a 5 e outro para os períodos 3 a 8)

Campos data inicial e final

O formato de data aceito é “yyy/MM/dd hh:mm:ss”.

Tabela 4 Regras de processamento gerais para os campos Data Inicial e Data Final

Entrada

Comportamento esperado

Data inicial ou final incompleta

A data é completada com valores iniciais de cada unidade; ex. Valor informado “2020” data considerada: “2020/01/01 00:00”

Data final em branco

O dado é propagado da data inicial até a data inicial do próximo dado com mesmo identificador, ou o final do estudo.

Data inicial em branco

Mensagem de erro

Data inválida

Mensagem de erro

Os intervalos de datas de dois dados para uma mesma chave tem sobreposição

Mensagem de erro

A data inicial é igual a data final

Mensagem de erro

Sub-intervalo dentro de um período (e patamar se aplicável) sem dado informado

Mensagem de erro (se informar dado para metade do período é preciso informa para todos os intervalos do período)

Intervalo de datas fora do Horizonte de Estudo

O dado é ignorado

Intervalo de datas parcialmente fora do Horizonte de Estudo

Dado parcialmente ignorado (a parcela no horizonte é considerada)

Data inicial posterior a data final

Mensagem de erro

Campo patamar

Tabela 5 Regras de processamento gerais para o campo Patamar

Entrada

Comportamento esperado

Patamar branco ou “NA”

O dado passa a ser válidos para todos os patamares de carga do intervalo de tempo definido para o dado

Patamar inválido

Mensagem de erro (valores válidos para os patamares são os índices conforme definido no caso, branco ou “NA”)

Horizonte do dado temporal

O intervalo de validade dos dados temporais está associado à um horizonte de validade deste dado, ou seja, dados declarados fora deste horizonte não são considerados. Todos os dados temporais estão associados ao Horizonte de Estudo. No entanto, é possível que um conjunto de dados temporais esteja associado a um horizonte específico, chamado horizonte do dado. A definição desse horizonte se dá para cada chave do dado e pode ser feita:

  • por período: para uma dada chave são definidos os campos “períodos inicial horizonte” e “período final horizonte” de validade de um dado temporal (ou um conjunto de dados temporais), conforme o formato abaixo:

     DADO-HORIZONTE-PERIODO ; identificador ; período inicial horizonte ; período final horizonte
    

    Ou seja, para esta chave somente serão considerados os dados temporais informados para os períodos maiores ou iguais ao “período inicial horizonte” e menores e iguais ao “período final horizonte”, os demais dados são ignorados.

    Os campos “período inicial horizonte” e “período final horizonte” devem corresponder à um período válido (dentro do Horizonte de Estudo), não são aceitos campos em branco ou “NA”.

  • por data: para uma dada chave são definidos os campos “data inicial horizonte” e “data final horizonte” de validade de um dado temporal (ou um conjunto de dados temporais), conforme o formato abaixo:

    DADO-HORIZONTE-DATA ; identificador ; data inicial horizonte ; data final horizonte
    

    Neste caso deve-se levar em conta as seguintes observações:

    • se o intervalo de datas do horizonte não tiver interseção com o intervalo do Horizonte de Estudo, os dados temporais associados à este horizonte são ignorados.

    • Se parte do intervalo de datas do horizonte tiver interseção com o intervalo do Horizonte de Estudo, os dados temporais associados à este horizonte serão considerados apenas no intervalo da interseção.

    • A datas inicial e final do horizonte que estão dentro do Horizonte de Estudo devem ser coincidentes com o início ou fim de um período.

    Ou seja, para esta chave somente serão considerados os dados temporais informados para os períodos maiores ou iguais ao período que inicia-se na “data inicial horizonte” (caso a data inicial horizonte seja anterior ao Horizonte de Estudo, considera-se períodos maiores ou iguais à 1) e menores do que o período que se inicia na “data final horizonte” (caso a data final horizonte seja posterior ao Horizonte de Estudo, considera-se períodos menores ou iguais ao último período do estudo), os demais dados são ignorados.

Para cada chave, apenas um dos dois formatos deve ser utilizado