../_images/historico.png

Histórico

O programa de Análise de Transitórios Eletromecânicos - Anatem, é uma aplicação computacional para a realização de estudos de estabilidade à frequência fundamental tanto na operação como no planejamento de sistemas elétricos de potência.

É resultado de um esforço do Cepel com o objetivo de dar continuidade à capacitação tecnológica em desenvolvimento de aplicações computacionais na área de dinâmica de sistemas de energia elétrica e proporcionar ao setor uma ferramenta na qual fatores importantes como eficiência, confiabilidade, precisão e robustez foram devidamente explorados e conjugados com as particularidades e necessidades do setor elétrico brasileiro, mas propício também para aplicações internacionais.

Fruto de pesquisa de muitos anos, atualmente o Anatem é utilizado amplamente pelo setor elétrico brasileiro em praticamente todos os estudos envolvendo dinâmica e transitórios eletromecânicos de usinas elétricas do Sistema Interligado Nacional (SIN). O Anatem foi adotado pelo ONS em seus Procedimentos de Rede para Estudos de Sistemas Elétricos como ferramenta oficial para estudos de estabilidade, sendo solicitado a todos os agentes que o adotem, permitindo assim uma comunicação com linguagem única.

O constante aperfeiçoamento do programa Anatem e da correspondente base de dados dinâmicos do SIN tem produzido resultados de simulação com alto grau de precisão e que tem permitido melhores tomadas de decisão nos âmbitos do planejamento da expansão ou da operação do sistema.

O Anatem possui a capacidade de representação dos principais componentes dinâmicos do sistema elétrico, tais como geradores síncronos, dispositivos FACTS, elos de corrente contínua, motores de indução, cargas estáticas ou dinâmicas, usinas eólicas e sistemas de controle de forma geral. Os sistemas de controle podem ser representados por modelos predefinidos ou, em especial, por controladores definidos pelo usuário (CDU) que conferem ao Anatem uma flexibilidade de modelagem e precisão de resultados únicas, devido à grande variedade de blocos elementares disponíveis para a montagem dos controladores e a solução robusta e eficiente destes blocos mesmo quando combinados de forma complexa e em grande quantidade. Ressalta-se ainda que o programa está dimensionado e projetado para a eficiente e robusta simulação de sistemas de grande porte, como é o caso do SIN.