../_images/faq.png

Frequently Asked Questions (FAQ)

Nesta página, estão listadas as principais dúvidas dos usuários do Anatem. Esta página é atualizada conforme novas perguntas vão sendo realizadas.

Q. Fiz o download da base de dados no site do ONS e nos arquivos do Anatem consta que os dados estão em uma versão mais recente do programa do que a que tenho. Terei problemas para fazer simulações?

A. O banco de dados do ONS pode apresentar estruturas que não estão disponíveis em versões anteriores a informada. Desta forma, a atualização do Anatem é imperativa para o uso mais recente do banco de dados. A atualização do programa é recomendada também por outros motivos, como a correção de eventuais bugs, novas opções de execução, novos equipamentos modelados e compatibilização com a versão mais recente do Anarede.

Q. Estou realizando uma simulação e aparece o erro CHKINT-120 (Ilha elétria sem geração). Como posso proceder?

A. É comum que em simulações, durante a abertura de um circuito, que um pedaço do sistema fique ilhado do restante. Nessas condições, o Anatem presume que a ilha formada possui ao menos um gerador, que servirá de referência angular para a ilha. Caso isso não seja verdade, o erro CHKINT-120 aparecerá. Esse erro pode ser resolvido de duas maneiras: com o uso da opção CILH junto do código EXSI para desligar ilhas elétricas sem geração ou pelo aterramento manual por evento como MDSH de qualquer amplitude em uma das barras da ilha elétrica.

Ver também

Para mais informações, veja Solução de Problemas de Convergência e de Desempenho.

Q. Preciso inserir o dado de um parâmetro de máquina ou equipamento mas não sei qual é a base em que ele deveria estar calculado.

A. Todos os dados informados ao programa presumem que a base adotada é a base do equipamento, salve exceções explícitas que estão presentes no manual, na seção do código correspondente.

Q. Não estou conseguindo convergir o meu caso (constantes IMDS, MRAC, IACS ou ITMR atingindas). O que posso fazer?

A. Existem diversas causas para problemas de convergência. Algumas opções de execução estão disponíveis justamente para melhorar o processo de convergência no Anatem, cujas eficiências podem variar de caso a caso.

Ver também

Para mais informações, veja Solução de Problemas de Convergência e de Desempenho.

Q. Tenho um CDU modelado para um equipamento e gostaria de usá-lo também para um novo equipamento que estou inserido. É permitido compartilhar o CDU?

A. Quando o CDU está definido pelo código DCDU, não. CDUs definidos pelo código DCDU são únicos e só podem estar associados uma única vez. Para o compartilhamento de CDU, é necessário definir este controle como Topologia de CDUs, fazendo uso de ambos os códigos DTDU (para a definição da topologia) e ACDU (para associação da topologia a um CDU). O código DTDU é sintaticamente idêntico ao DCDU.

Ver também

Para mais informações, veja Topologia de CDUs.

Q. Qual o modelo de carga utilizado pelo Anatem? E quando a geração não é modelada?

A. O Anatem entenderá todas as cargas como um modelo estático e dependente da tensão, usando o modelo de Impedância Constante. O mesmo é válido para a Geração que não possua equipamento dinâmico associado (Impedância Negativa Constante). O modelo estático da carga e da geração podem ser alterados pelo uso dos códigos DCAR e DGER. É possível atribuir um modelo dinâmico personalizado tanto para a carga, quanto para a geração; para a carga dinâmica personalizada, o código DLDN; para a geração dinâmica personalizada, o código DFNT.

Ver também

Para mais informações, veja Cargas.

Q. Eu não consigo instalar o programa Anat0 necessário para a preparação de casos do Anatem.

A. O programa Anat0 não deve ser mais instalado de maneira separada. Este programa foi incorporado ao Anarede e seu uso deve ser feito através da interface desse programa.

Q. A corrente de campo (Ifd) está em p.u. na base do sistema, na base da máquina ou na base do campo?

A. O Anatem utiliza o sistema de base recíproca no qual a tensão terminal de 1pu em vazio na linha do entreferro a corrente de campo em pu é igual a 1/Xad, onde Xad = Xd-Xl. Considerando o modelo da máquina e o efeito da saturação temos em regime permanente com a máquina em vazio:

../_images/mod_maq.png

Sendo:

A tensão terminal (Vt) é igual a tensão transitória do eixo em quadratura \(E’q = Vt\)

A saturação (sat) é calculada em função dos parâmetros A, B e C: \(sat=A*e^{B(E’q-C)}\)

A tensão de campo (Efd) é obtida pela soma da saturação e da tensão transitória do eixo em quadratura (E’q): \(Efd=sat+E’q\)

A corrente de campo (ifd) por sua vez é obtida a partir da tensão de campo (Efd) e da reatância (Xad): \(ifd=Efd/Xad''\)