Relés com atuação em Máquinas de Indução Convencional¶
Os seguintes modelos built-in de relés estão disponíveis com atuação em máquinas de indução no sistema (código DREL):
- DREL MD12¶
Relé de subtensão para desligamento de máquina de indução. Este relé têm por objetivo proteger máquina de indução contra subtensão (que provoca em geral sobrecorrente) e portanto, no caso de atuação, todas as unidades do grupo protegido serão desligadas.
Nb
Número de identificação da barra terminal do grupo de máquina de indução monitorado pelo relé
Gr
Número de identificação do grupo de máquina de indução monitorado pelo relé.
Ten
Tensão de ajuste do relé de subtensão, em \(pu\), a partir da qual a tensão na barra da máquina de indução é monitorada para a atuação do relé.
Rel
Relação percentual entre a tensão de reset do relé e a tensão de ajuste. Este valor deve ser maior ou igual a \(100\). Se deixado em branco será considerado o valor \(100\%\).
Tre
Temporização ajustada para o relé atuar, em segundos. Durante esta contagem, é permitido drop-out do relé. Este dado deve ser maior ou igual a \(0\).
Tdj
Tempo que o disjuntor leva a partir do instante em que recebeu o comando do relé para abertura até o instante em que efetivamente abre os seus contatos, em segundos. Este dado deve ser maior ou igual a \(0\).
M
Letra M, se a função do relé é de simples monitoração, ou letra A, caso este atue automaticamente no desligamento do grupo de máquina de indução.
- DREL MD13¶
Relé de subfrequência para desligamento de motor de indução, com lógica de operação por frequência absoluta, taxa de variação de frequência e/ou por uma combinação destas. O objetivo deste relé é representar esquema de corte de cargas modeladas por motor de indução. A frequência usada para monitoração é a frequência calculada da barra terminal do motor de indução.
Nb
Número de identificação da barra.
Ng
Número de identificação do grupo de máquinas de indução operando como motor. Este campo em conjunto com o campo Nb, servem para localizar onde está conectado o relé de subfrequência.
L
Letra relativa à lógica de alívio de carga do relé de subfrequência:
A - frequência absoluta
T - taxa de variação de frequência
O - frequência absoluta ou taxa de variação de frequência
H
Identificação do formato dos dados relativos à frequência, podendo ser:
H - frequência em hertz (\(Hz\))
P - frequência em \(pu\). Caso este campo não seja preenchido, assume-se dados de frequência em \(pu\).
Fs
Frequência de supervisão, em \(pu\) ou \(Hz\), conforme campo H. Frequência a partir da qual o cálculo da taxa de variação de frequência é ativado para o corte de carga modelada como motor de indução. Este dado só deve ser fornecido no caso do relé atuar por taxa de variação de frequência e deve ter valor abaixo de \(1.0\).
Fc
Frequência de corte, em \(pu\) ou \(Hz\), conforme campo H. Frequência na qual o cálculo da taxa de variação de frequência é efetuado para o corte de carga modelada como motor de indução. Este dado só deve ser fornecido no caso do relé atuar por taxa de variação de frequência e deve ter valor abaixo do fornecido no campo Fs.
Tax
Taxa de variação de frequência ajustada para o corte de carga modelada como motor de indução, em \(pu/s\) ou \(Hz/s\), conforme campo H. Este dado só deve ser fornecido no caso do relé atuar por taxa de variação de frequência e deve ter valor positivo.
Fr
Frequência de ajuste para o corte de carga modelada como motor de indução por frequência absoluta, em \(pu\) ou \(Hz\), conforme campo H. Este dado só deve ser fornecido no caso do relé atuar por frequência absoluta e deve ter valor abaixo de \(1.0pu\).
U
Número de unidades de motor de indução a serem desligadas do grupo em que o relé está conectado. Este campo deve ser preenchido com um número inteiro. Se for deixado em branco assume-se o valor \(1\).
Ttx
Temporização de retardo total do relé por taxa de variação de frequência, em segundos. Este dado só deve ser fornecido no caso do relé atuar por taxa de variação de frequência e deve ser maior ou igual a \(0\).
Tre
Temporização ajustada para o relé de frequência absoluta atuar, em segundos. Este dado só deve ser fornecido no caso do relé atuar por frequência absoluta e deve ser maior ou igual a \(0\).
Tdj
Tempo que o disjuntor leva a partir do instante em que recebeu o comando do relé para abertura até o instante em que efetivamente abre os seus contatos, em segundos. Este dado só deve ser fornecido no caso do relé atuar por frequência absoluta e deve ser maior ou igual a \(0\).
M
Letra M, se a função do relé é de simples monitoração, ou letra A, caso este atue auto-maticamente no corte de carga modelada como motor de indução. Se for deixado em branco assume-se o valor A.