Análise de Multi-Infeed¶
Nesta seção serão apresentados os índices da análise multi-infeed propostos pelo WG B4.41 do Cigré na brochura técnica “Systems with Multiple DC Infeed”.
Nota
Também será detalhada a utilização do Modo de Análise Multi-Infeed do programa Anatem para cálculo automático de índices preditivos de desempenho para a operação de elos CCAT.
As características dos sistemas de transmissão em corrente alternada operando com um único elo de Corrente Contínua em Alta Tensão (CCAT) ou com múltiplos elos CCAT eletricamente distantes são bem conhecidas e consolidadas na literatura, devido à experiência obtida ao longo dos últimos anos nos estudos de planejamento e operação. No entanto, o crescimento da demanda de energia elétrica, especialmente em países com dimensão continental, exige a expansão dos sistemas de transmissão de energia elétrica a longas distâncias, tornando a transmissão em corrente contínua como a alternativa técnico-econômica mais atraente.
A configuração single-infeed, com apenas um elo HVDC escoando energia de uma região para outra, foi amplamente estudada por meio da relação de curto-circuito (SCR - Short-Circuit Ratio) avaliada nas estações inversoras da rede CA.
Importante
O desenvolvimento dos sistemas de potência evoluiu para o cenário no qual ocorrem múltiplas alimentações em corrente contínua em regiões eletricamente próximas, configuração denominada multi-infeed.
O cenário com múltiplas alimentações em Corrente Contínua (CC) em regiões em Corrente Alternada (CA) eletricamente próximas apresenta desafios operacionais no que diz respeito ao risco de ocorrência de falhas de comutação (FC) simultâneas em múltiplas estações inversoras comutadas pela linha (Line Commutated Converter - LCC), e FC sucessivas após eventuais distúrbios no sistema CA.
Na análise multi-infeed, o cálculo convencional da SCR para cada estação inversora não fornece uma medida adequada da robustez do sistema CA devido à sua incapacidade de capturar a influência de outros sistemas HVDC próximos.
Nota
O grupo de trabalho do Cigré WG-B4.41 propôs em 2008, por meio da brochura técnica “Systems with Multiple DC Infeed”, índices preditivos de desempenho para a análise da interação entre estações inversoras eletricamente próximas, incluindo o Multi-Infeed Interaction Short-Circuit Ratio, que representa uma redefinição do SCR para sistemas multi-infeed.
O cálculo automático destes índices foi implementado no programa Anatem e eles são calculados por meio de simulações dinâmicas, com o objetivo de determinar o nível de robustez do sistema e o grau de interação entre os elos CCAT eletricamente próximos.