Arquivo de Plotagem de Variáveis de CDU¶
Ao se usar um arquivo de plotagem tradicional, requer-se do usuário que cada variável de interesse seja declarada dentro do comando DPLT. Para variáveis de CDU, contudo, é permitido ao usuário criar arquivos de saída específicos contendo todas as variáveis de determinado controlador. Para valer-se do recurso, o usuário deverá primeiramente declarar um arquivo do tipo PLTCDU no código DARQ. O nome informado servirá como base para os arquivos a serem gerados. Em um segundo momento, é necessário declarar no código DPLT quais CDUs se deseja observar. Para isso, o usuário deverá preencher o registro da variável CDU normalmente, com a diferença que para o campo Bloco (bl), deverá ser preenchido com “*”.
Um segundo uso deste tipo de arquivo é relativo às declarações Definição de Variáveis para Plotagem (DEFPLT) do DCDU. Neste caso, o campo Bloco (bl) deverá ser deixado em branco. Caso não existam variáveis para plotagem no controle, o arquivo de saída não apresentará sinais.
A partir da versão 12.5.0 do programa, é possível de se plotar as variáveis no formato CSV. Para isso, basta escrever o identificador “CSV” referente a coluna “C” do código DARQ. O nomeador automático adicionará a extensão CSV nessas condições.
O trecho de código a seguir ilustra a utilização do modo CSV para plotagem:
DARQ
out
log
(Tipo) (C) ( Nome do Arquivo
sav 1
pltcdu csv
999999
A Figura a seguir ilustra os arquivos produzidos pelo recurso do Arquivo de Plotagem de Variáveis de CDU:
Novo na versão 12.4.0: O nome do arquivo de saída recebeu um termo adicional “_ALL” para diferenciar do modo de plotagem a partir das declarações Definição de Variáveis para Plotagem (DEFPLT), que utiliza o sufixo “_SLT”
Novo na versão 12.5.0: É possível de se plotar os sinais no formato CSV. Para isso, adicione o termo CSV na coluna “c” do código DARQ.