Plotagem de Fonte Shunt Controlada¶
A régua para a plotagem de variáveis relativas a fonte shunt controlada requer o preenchimento dos seguintes campos (código DPLT):
El |
Número de identificação da barra CA associada a fonte shunt controlada no código DFNT |
Gp |
Número de identificação do grupo do equipamento associado à variável de plotagem |
Atenção
Os sinais IIRFNT, IIIFNT, ITRFNT, ITIFNT, PFNT, QFNT adotam convenção de gerador, isto é:
IIRFNT, IIIFNT, ITRFNT e ITIFNT positivos para corrente entrando no sistema CA;
PFNT e QFNT positivos para potência entrando no sistema CA.
Os identificadores a serem utilizados para selecionar variáveis relativas a fontes shunt controladas são descritos a seguir:
- VIRFNT
Componente real da fonte de tensão interna do modelo de grupo de geração representado por fonte de tensão shunt controlada (\(V_{Ir}\)), em pu na base do sistema CA.
- VIIFNT
Componente imaginária da fonte de tensão interna do modelo de grupo de geração representado por fonte de tensão shunt controlada (\(V_{Ii}\)), em pu na base do sistema CA.
- VIMFNT
Módulo da fonte de tensão interna do modelo de grupo de geração representado por fonte de tensão shunt controlada, em pu na base do sistema CA.
- IIRFNT
Componente real da fonte de corrente interna do modelo de grupo de geração representado por fonte de corrente shunt controlada ( \(I_{Ir}\)) , correspondente a uma unidade do grupo, em pu na sua base.
- IIIFNT
Componente imaginária da fonte de corrente interna do modelo de grupo de geração representado por fonte de corrente shunt controlada ( \(I_{Ii}\)), correspondente a uma unidade do grupo, em pu na sua base.
- IIMFNT
Módulo da fonte de corrente interna do modelo de grupo de geração representado por fonte de corrente shunt controlada, correspondente a uma unidade do grupo, em pu na sua base.
- ITRFNT
Componente real da corrente terminal injetada no sistema CA pelo modelo de grupo de geração representado por fonte shunt controlada (de tensão ou de corrente) ( \(I_{Tr}\)), correspondente a uma unidade do grupo, em pu na sua base.
- ITIFNT
Componente imaginária da corrente terminal injetada no sistema CA pelo modelo de grupo de geração representado por fonte shunt controlada (de tensão ou de corrente) ( \(I_{Ti}\)), correspondente a uma unidade do grupo, em pu na sua base.
- ITMFNT
Módulo da corrente terminal injetada no sistema CA pelo modelo de grupo de geração representado por fonte shunt controlada (de tensão ou de corrente), correspondente a uma unidade do grupo, em pu na sua base.
- PTFNT
Potência ativa total injetada no sistema CA pelo modelo de grupo de geração representado por fonte shunt controlada (de tensão ou de corrente), em MW.
- QTFNT
Potência reativa total injetada no sistema CA pelo modelo de grupo de geração representado por fonte shunt controlada (de tensão ou de corrente), em Mvar.
- STFNT
Potência aparente injetada no sistema CA pelo modelo de grupo de geração representado por fonte shunt controlada (de tensão ou de corrente), em MVA.