../../_images/version.png

Versão 12.3

Initial Release (12.3.0)

Outubro de 2022

Novidades relativas a CDUs

  1. Novos blocos Flip-Flop SR Reset-dominante (FFLOPR) e Flip-Flop SR Set-dominante (FFLOPS). Esses novos blocos se assemelham ao bloco FFLOP1 com a diferença na situação em que as duas entradas (RESET,SET) são iguais ao estado indeterminado (1,1), conforme a tabela a seguir:

    Variante

    Saída

    FFLOP1

    \(V_{sai}(t-\Delta t)\)

    FFLOPR

    0

    FFLOPS

    1

  2. Novos blocos trigonométricos baseados em graus. Esses novos blocos se assemelham aos blocos trigonométricos já implementados, que originalmente utilizam (como base da entrada ou da saída) o ângulo em radianos. Os novos subtipos a seguir apresentam o ângulo em graus:

  3. Implementação de tolerância numérica, aumentando a estabilidade numérica da solução matemática dos seguintes blocos:

  4. Melhoria na lógica de identificação do algoritmo OTMX para os blocos S/HOLD e T/HOLD. Antes, a natureza matemática desses blocos não era totalmente explorada pelo algoritmo.

Melhorias em relatórios e mensagens

  1. Implementação de algoritmo para detecção das linhas com erros na entrada de dados. Agora, quando um erro for detectado em uma rotina de entrada de dados, o número da linha aproximada em que esse erro foi processado será informado.

    Atenção

    Apenas erros sintáticos (entrada de dados) podem ter suas linhas identificadas corretamente. Erros semânticos, por outro lado, são derivados do relacionamento entre os dados e, portanto, são menos diretos de serem identificados. No caso de declarações de CDU, por exemplo, os erros semânticos apontarão para a linha do comando FIMCDU correspondente.

  2. Melhoria no relatório de estatística de simulação. O relatório RELA ESTC mostra o desempenho acumulado dos controles enquanto o ESTC junto do código EXSI mostra apenas no trecho de simulação.

  3. Melhoria na acurácia das estatísticas de convergência de CDU (ESTC).

Outras novidades e aperfeiçoamentos menores

  1. Atualização de dimensões do programa. As seguintes dimensões tiveram seus limites alterados:

    Equipamento

    Versão

    Anatem 12.2

    Anatem 12.3

    Modelos de CDU

    3.000

    3.500

    Blocos de CDU

    300.000

    525.000

    Números de blocos ENTRAD/IMPORT

    75.000

    131.250

    Número de blocos SAIDA/EXPORT

    75.000

    131.250

    Coeficientes de funções POL(s)

    15.000

    26.250

    Entradas de blocos CDU

    480.000

    840.000

    Variáveis de CDU

    330.000

    577.500

    Variáveis de CDU a extrapolar

    30.000

    52.500

    Parâmetros de CDU (DEFPAR)

    150000

    262.500

    Definições de valor inicial (DEFVAL)

    75.000

    131.250

    Locais remotos para CDU

    30.000

    52.500

    Blocos de CDU dos tipos DISMAX ou DISMIN

    6.000

    10.500

    Bloco de CDU do tipo ATRASO

    1.500

    2.625

    Bloco de CDU do tipo ALERTA

    1.500

    2.625

Bugs corrigidos

  1. Correção da solução do bloco PHASE quando ambas as entradas são nulas.

  2. Correção de um bug que não aplicava os efeitos da opção PRES corretamente aos arquivos gerados pelo recurso de Arquivo de Plotagem de Variáveis de CDU.

  3. Correção de um bug em que erros ocorridos dentro do código ACDU poderiam não ser reportados corretamente.

  4. Correção de um bug em que, no caso de um problema na leitura dos arquivos, o Anatem não removia os arquivos espúrios que eram produzidos.

  5. Correção de um bug que afetava a linguagem de seleção, para áreas, quando na presença de barras desligadas. Algumas barras não eram devidamente selecionadas.

    Atenção

    Em função desta correção, a ordem em que alguns elementos são dispostos (como eventos simultâneos) pode sofrer alterações em relação às versões anteriores do programa. Algumas estatísticas de simulação também podem sofrer leve ajustes. O impacto dessas diferenças para as respostas é negligenciável.

  6. Correção de um bug na estrutura de Arquivo de Plotagem de Variáveis de CDU em que a memória não era limpa corretamente quando o código CASO era executado.

  7. Correção de um bug que fazia com que a barra de progresso da simulação não atualizasse corretamente no caso em que nenhum DSIM era informado ou então quando o comando FIM era dado antes do final do arquivo.

  8. Correção de um bug no algoritmo OTMX que não previa a hipótese de inicialização não-conforme em blocos S/HOLD e T/HOLD.

  9. Correção de um bug que causava incompatibilidade entre os arquivos PLTCDU e OTMX. O algoritmo OTMX poderia não respeitar os CDUs plotados na hipótese de um comando EXSI INIC ter sido realizado.