FREQ¶
Quando empregada com o código EXSI, na simulação de estabilidade, ativa a variação dos parâmetros dos elementos do sistema com a frequência. A frequência considerada nos cálculos é a média das frequências dos geradores da ilha elétrica em que se encontra o elemento do sistema, ponderada pelas inércias das máquinas geradoras. Quando houver ilhamento no sistema elétrico ou perda de máquinas geradoras, a frequência média da ilha elétrica pode sofrer descontinuidade, fato que deve ser considerado se esta frequência estiver sendo analisada. Caso haja transformadores com reatância negativa, correspondentes a ramos de circuitos equivalentes de transformadores de 3 enrolamentos, é necessário que se forneça no fluxo de potência o dado de tap para que o Anatem faça a distinção entre estes elementos e capacitores série, cuja correção com a frequência é diferente. Se o transformador não tiver tap, preencher o campo correspondente com o valor \(1.0\).
Quando empregada em conjunto com o código ETMQ, ativa a correção da impedância série usada entre a máquina e a barra infinita (ver código DTMQ), usando a frequência da máquina para esta correção.
Nota
Na versão atual do Anatem, não é feita correção com a frequência em cargas com modelo ZIP (parcelas de impedância, corrente e potência constante) nem em gerações, compensadores estáticos e motores de indução não modelados (que são convertidos para impedância constante). Convém observar que nos estudos do sistema brasileiro é usual representar a parcela de amortecimento devido às cargas por um termo de amortecimento acrescentado aos modelos de turbina das usinas geradoras.