Equipamentos FACTS VSI¶
A modelagem de Equipamentos FACTS VSI é realizada no Anatem considerando a possibilidade de representar equipamentos genéricos, formados por vários terminais conversores locais em conexão série ou “shunt”.
Por equipamentos FACTS VSI entenda-se um equipamento FACT VSI formado por um ou mais terminais conversores do tipo fonte de tensão, comumente conhecidos VSI (“Voltage Source Inverters”) ou VSC (“Voltage Source Converters”).
Dica
A definição do equipamento FACT VSI é realizada no código DEVS.
Os conversores VSI são supostos conectados, no lado CA, em conexão shunt ou série conforme o tipo de equipamento e, no lado CC, conectados em paralelo a um capacitor comum, ou seja, é um equipamento que pode ser multiterminal porém com conversores locais. Isto é o inverso do que normalmente ocorre com os conversores CA-CC baseados em tiristores, usados em transmissão de corrente contínua ou em “back-to-backs”, que são conectados em paralelo do lado CA e em série do lado CC.
Dica
Os dados específicos dos conversores VSI são fornecidos no código DVSI e o conversor é associado ao seu controle (atualmente modelo por CDU) através do código DAVS.