Funções de Transferência de Segunda ou Terceira Ordem¶
Este caso exemplo ilustra o comportamento dinâmico do bloco POL(S), utilizado para a representação de blocos dinâmicos de segunda ou terceira ordem.
Dica
A função de transferência do bloco POL(S) é descrita por:
\(\dfrac{P_1^1 s^3 + P_2^1 s^2 + P_3^1 s + P_4^1}{P_1^2 s^3 + P_2^2 s^2 + P_3^2 s + P_4^2} \longrightarrow \frac{P_i^1 = \text{ parâmetros descritos na primeira linha}}{P_i^2 = \text{ parâmetros descritos na segunda linha}}\)
Na definição deste bloco, o denominador deve ter ordem \(\geq 2\) e deve ser obrigatoriamente maior ou igual que a ordem do numerador. Ao menos um dos termos independentes (\(P_4\)) deve ser não nulo.
Nota
Neste caso exemplo será comparada a representação de uma mesma função de transferência de segunda ordem modelada por meio de blocos de primeira ordem e utilizando o bloco POL(S).
O CDU ilustrado na Fig. 97 permite avaliar a resposta de funções de transferência de segunda ordem ao degrau com amplitude \(V\).
(*) Clique na imagem para visualizar os detalhes da figura
Os resultados desta simulação são apresentados na Fig. 98:
Nota
Observe que a saída do bloco POL(S) (variável \(Y_2\)) é idêntica a resposta obtida com utilização dos blocos de primeira ordem (variável \(Y_1\)).