Máquinas Síncronas¶
- Modelos Predefinidos de Máquina Síncrona
- Modelos de Curva de Saturação
- Modelos Predefinidos de Regulador de Tensão e Excitatriz
- Modelos Predefinidos de Regulador de Velocidade e Turbina
- Modelos Predefinidos de Estabilizador Aplicado em Regulador de Tensão
- Associação de Máquinas Síncronas
- Controle Automático de Geração
- Controle Centralizado de Tensão
- Eventos em Máquinas Síncronas
- Plotagem de Máquinas Síncronas
- Plotagem de Agrupamento de Máquinas Síncronas
- Variáveis CDU de Máquinas Síncronas
- Relés com atuação em Máquinas Síncronas
Podem ser representados 3 tipos de modelo de gerador: modelo clássico (incluindo modelo de barra infinita), modelo de polos salientes e modelo de rotor liso. Nestes dois últimos modelos é possível representar a saturação. A cada barra de geração definida no programa Anarede, pode-se associar várias máquinas equivalentes (grupos de máquinas) através do código DMAQ, as quais por sua vez podem englobar várias unidades geradoras iguais. As máquinas não modeladas são automaticamente convertidas para impedâncias constantes. Unidades de máquinas podem ser desligadas através do código DEVT (evento RMGR).
Para se definir uma máquina no Anatem, é preciso antes definir o modelo do gerador (DMDG), o modelo da curva de saturação (DCST) e controladores de tensão, velocidade e estabilizador, que podem estar representados por modelos built-in (DRGT, DRGV e DEST) ou modelos CDU (DCDU, ACDU). Após estes modelos estarem definidos, é possível associá-los a uma barra do Anarede por meio do código DMAQ.
Nota
“Máquinas síncronas” é um termo guarda-chuva e que vale tanto para “gerador síncrono” quanto para “compensador síncrono”.
Ver também
Consulte a seção Equação de Oscilação do Anatem para maiores detalhes acerca de opções de execução que alteram o comportamento do programa.