../../_images/estabilidade.png

Estabilidade de Sistemas de Potência

Atenção

Estabilidade é uma propriedade do sistema elétrico de potência, para uma determinada condição operativa inicial, de recuperar um novo estado de equilíbrio após ter sido submetido a uma perturbação, com a maioria das variáveis do sistema dentro de limites aceitáveis e de forma que praticamente todo o sistema permaneça íntegro.

O Anatem viabiliza as seguintes análises de estabilidade:

Estabilidade angular

Capacidade das máquinas síncronas de um sistema de potência interligado de permanecerem operando em sincronismo após a ocorrência de uma grande perturbação. Está fortemente associado ao balanço de potência ativa (MW) e engloba análise de estabilidade oscilatória (dinâmica) e transitória. Depende da capacidade de restauração e manutenção o equilíbrio entre o torque eletromagnético e o torque mecânico de cada máquina síncrona no sistema.

Estabilidade de tensão

Capacidade do sistema de potência, após ser sujeito a uma perturbação, de acomodar tensões estáveis e dentro de limites aceitáveis em todas as barras do sistema . Depende da capacidade de restaurar e manter o equilíbrio entre a demanda de carga e a produção de energia elétrica. Fortemente associado ao balanço de potência reativa (Mvar).

Estabilidade de frequência

Capacidade do sistema de potência de manter a frequência estável após ser submetido a uma interrupção severa do sistema, resultando em um desequilíbrio significativo entre a geração e a demanda de carga. Depende da capacidade de manter e restaurar o equilíbrio entre a geração e a carga do sistema, com mínima perda não intencional de carga.