../_images/shunt.png

Bancos Shunt

Atenção

O montante e localização dos bancos shunt devem ser definidos no caso de fluxo de potência e são informados ao programa por meio do arquivo histórico.

Os bancos shunt de capacitores e indutores são equipamentos cuja função reside no controle de tensão do sistema. Frequentemente são referenciados como “shunt de barra” ou “shunt de linha”, a depender do ponto de conexão do equipamento, e podem ser fixos (equivalentes) ou manobráveis (individualizados). No caso do equipamento manobrável, é comum o equipamento ser referido como “banco shunt”. Estes equipamentos são informados no caso do Anarede, podendo ser um atributo dos dados de barra ou nos dados de shunt de linha (equivalentes) ou então individualizados.

A diferença entre um “shunt de barra” e um “shunt de linha” reside no vínculo do estado operativo do equipamento com o sistema: no caso dos shunts de linha, estes são removidos da simulação caso a linha tenha seu estado operativo modificado para desligado. Essa diferença, portanto, é um ponto importante dentro da análise de contingências do sistema, mas é indiferente na operação normal do sistema.

Dica

Considere modelar o banco shunt como banco shunt de linha caso se deseje atrelar o estado operativo do banco shunt com o estado operativo de um circuito.

O Anatem importará os bancos shunt do caso do Anarede respeitando a sua declaração original (se individualizados ou equivalentes). Bancos equivalentes podem sofrer variação contínua em sua magnitude por meio de eventos ou controles CDU. Bancos individualizados sofrem alteração no número de unidades ligadas, contudo.

Devido à sua natureza física, bancos shunt são sempre considerados como Z constante para efeitos da modelagem do fluxo de potência.

Códigos Relacionados

Outros: DEVT DLOC DPLT