../_images/codigos_opcoes.png

DEVS

Função

Leitura de dados de equipamentos FACTS VSI.

Utilização

Ne

Número de identificação do Equipamento FACTS VSI.

Vbdc

Tensão base do sistema CC do equipamento, em kV.

Pbdc

Potência base do sistema CC do equipamento, em MW.

Identificacao

Nome do Equipamento FACTS VSI (identificação alfanumérica).

Ccc

Valor de capacitância do capacitor equivalente do lado CC, em \(\mu F\).

Rcc

Valor de resistência “shunt” opcional de descarga do capacitor CC, em ohms. Recomenda-se não utilizar este campo, por enquanto, uma vez as perdas deste resistor ainda não podem ser computadas na inicialização (necessita-se de modelo no fluxo de potência) e irão gerar um pequeno transitório inicial.

Vcci

Valor inicial para a tensão do capacitor CC, em kV.

Tipo

Identifica o tipo de Equipamento FACTS VSI. Este campo tem como utilidade sinalizar para o programa qual estratégia de inicialização utilizar (uma vez que este tipo de equipamento ainda não está modelado no Anarede e irá substituir algum outro elemento já existente) e facilitar a verificação pelo programa de quantos e quais tipos de conversores VSI (fornecidos pelo código DVSI) serão permitidos no equipamento. Na presente versão do Anatem, este campo deverá ser preenchido com STATCOM (equipamento para controle de tensão, composto de um único terminal em conexão shunt), SSSC (equipamento para controle de potência ativa, composto de um único terminal em conexão série) ou equipamento genérico, podendo ter vários terminais, tanto em conexão shunt quanto em conexão série. Nenhuma verificação é feita pelo programa, neste caso.

Nota

Para a inicialização dos Equipamento FACTS VSI é utilizada a seguinte estratégia:

  1. Um conversor VSI do equipamento que esteja em conexão do tipo shunt irá substituir um grupo de compensador estático shunt definido no Anarede, de forma a manter o fluxo de potência inalterado. O compensador estático deverá estar dentro da faixa de controle (sem limitação), pois nesta região a curva estática de controle é idêntica à de um STATCOM.

  2. Um conversor VSI do equipamento que esteja em conexão do tipo série irá substituir um Compensadores Série Controláveis (TCSC) definido no Anarede, de forma a manter o fluxo de potência inalterado. O compensador série deverá estar dentro da faixa de controle (sem limitação), pois nesta região a curva estática de controle é idêntica à de um TCSC.

Exemplo

Listagem 204 Exemplo da aplicação do código DEVS
1(===============================================================================
2( DADOS DE EQUIPAMENTOS FACTS VSI
3(===============================================================================
4DEVS
5(Ne)   (Vbdc) (Pbdc) (   Identificacao  ) ( Ccc) ( Rcc) (Vcci) ( Tipo)
6  11      50.   500. FACTS VSI 1            500.           50. STATCOM
7  12      50.   500. FACTS VSI 2            500.           50. SSSC
8999999

Ver também

Consulte a seção Equipamentos FACTS VSI para maiores informações quanto a modelagem e representação dos equipamentos STATCOM e SSSC. Para maiores informações a respeito da definição e associação aos conversores VSI, consulte os códigos de execução DVSI e DAVS, respectivamente.