Topologia de CDUs¶
A Topologia de CDU é um recurso criado para permitir que determinado CDU definido possa ser utilizado por mais de um equipamento, permitindo inclusive pequenas alterações em relação ao modelo básico (DEFPAR).
Originalmente, cada controlador definido por meio do código DCDU é único e portanto, controladores idênticos precisavam ser definidos em duplicidade. Historicamente, tal arranjo produziu situações em que um mesmo controlador era representado de forma diferente, por diferentes agentes, podendo ocasionar em problemas de modelagem.
O recurso apresentado aqui aumenta a confiabilidade dos modelos propostos uma vez que concentra, em um único lugar, a declaração da lógica de atuação do controle; desta forma, correções eventuais e aprimoramentos no modelo são replicados a todos os controladores que compartilham da mesma topologia.
Dica
Utilize o recurso da Topologia de CDUs sempre que precisar utilizar um mesmo controlador em mais de um equipamento. Esta prática aumenta a confiabilidade na modelagem dos equipamentos dinâmicos.
É facultado ainda, ao usuário, a alteração de parâmetros definidos pelo controlador, por meio das instruções DEFPAR. Estas declarações permitem que controladores possam compartilhar a mesma estrutura de blocos, mas diferir na forma de atuação, conferindo flexibilidade à ferramenta.
Para a definição de CDUs baseados em topologias, é necessária a utilização de dois códigos de execução (DTDU e ACDU) ao contrário da declaração convencional por CDUs (DCDU). Isto é, primeiro é necessário a definição da topologia, e em seguida, sua associação a um CDU.
Nota
A combinação dos códigos DTDU e ACDU tem o mesmo efeito prático da declaração única por meio do código DCDU.
Atenção
Para uma Topologia ser definida e associada, é preciso que:
Definição da topologia: o CDU usado como Topologia esteja definido dentro de um código DTDU (os campos são idênticos de quando definido como CDU normal via DCDU).
Associação de uma Topologia a um novo CDU (via código ACDU).
O código DTDU pode ser dado em diversos momentos no código, mas o ACDU só pode ser dado após uma Topologia ter sido declarada.
Códigos de Execução que possibilitam a associação do CDU com equipamentos (DMAQ, DCNE, DCSC, DCER, etc) só podem ser dados após o código ACDU correspondente ter sido declarado (de forma semelhante ao DCDU).
O Código DLOC não precisa ser replicado, mas a utilização simples de uma Topologia que acesse um Local de Medição considera que todos os CDUs que vierem a ser criados a partir dela façam a leitura no mesmo lugar;
Os códigos ACDU e DTDU não podem ser dados dentro de um arquivo em uma Unidade Lógica #3.
A identificação definida no código de associação ACDU compartilha a mesma estrutura da identificação definida no código DCDU.
A identificação de topologia definida no código DTDU não compartilha a mesma estrutura da identificação definida nos códigos DCDU e ACDU.